Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

No 1º ano de mandato, pelo menos 10 cidades do PR já trocaram de prefeito

Desde que foram eleitos, em 2012, sete prefeitos foram cassados pela Justiça, dois faleceram e um renunciou

Pelo menos 10 cidades paranaenses já trocaram de prefeito em apenas um ano de mandato. Em sete delas, os dirigentes eleitos em 2012 foram cassados e afastados do cargo. Outros dois prefeitos faleceram e um renunciou nesse mesmo período. O número pode aumentar ainda mais nos próximos meses, já que pelo menos outros 10 prefeitos do estado respondem a processos de cassação que correm na Justiça e ainda não foram concluídos.

Na comparação com outros estados, o Paraná ficou em quarto lugar em número de substituições. O estado está atrás apenas de São Paulo (que teve 21 troca de prefeitos no período), Rio Grande do Sul e Minas Gerais (ambos com 13), de acordo com levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta sexta-feira (10). O levantamento da CNM pode não estar completo, pois no caso do Paraná eles contaram apenas cinco casos de afastamentos.

O número de cassados no primeiro ano da nova gestão (2013-2016) já é a metade (7) do registrado no mandato anterior (2009-2012), quando o Paraná teve 14 prefeitos cassados, segundo o relatório da CNM de 2012.

O relatório da CNM deste ano aponta que teriam ocorrido cinco substituições em prefeituras paranaenses no último ano. A lista cita os municípios de Inácio Martins, Santa Inês, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul e Sarandi. As três primeiras cidades tiveram os dirigentes cassados e já realizaram novas eleições ainda em 2013. Mas não entraram na soma da confederação os municípios de Palmas, Fazenda Rio Grande, Paranaguá e Jaguariaíva, que também trocaram de mãos.

Em Palmas, no Sudoeste do estado, um grande imbróglio jurídico fez com que o prefeito eleito fosse deposto e assumisse o segundo colocado nas eleições, Hilário Andraschko (PDT). Em Fazenda Rio Grande, o ex-presidente da Câmara Municipal Marcio Wosniack está no lugar do prefeito afastado Francisco dos Santos (PSDB).

O ex-prefeito de Paranaguá, Mário Roque, faleceu em julho do ano passado. O de Jaguariaíva, Otélio Renato Baroni, em setembro. Um caso curioso aconteceu no Sudoeste: o ex-prefeito de São Jorge D'Oeste, Lorimar Luis Gaio (PV), renunciou ao cargo alegando ser incapaz de exercer a função por não conseguir livrar a cidade da corrupção.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.