• Carregando...
 | Walter Alves/ Gazeta do Povo
| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo
  • Michel Temer (PMDB), vice-presidente

O senador paranaense Sérgio Souza (PMDB) parece estar disposto a reverter o quadro detectado pelo Instituto Paraná Pesquisas que indicou que apenas 2% da população do estado sabe quem é o peemdebista e o cargo que ocupa. O parlamentar colocou nas ruas de Curitiba sua foto estampada em um outdoor (foto 1) e com destaque para a pesquisa da revista Veja que o indicou como o terceiro melhor senador do país. Souza assumiu o cargo em junho de 2011, quando Gleisi Hoffmann foi indicada para chefiar a Casa Civil. Ele entrou como suplente na chapa de Gleisi graças à indicação do ex-governador Orlando Pessuti. Na sexta-feira, o paranaense foi um dos nove parlamentares que subiu à tribuna e defendeu o voto em Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado.

Em altaRenan Calheiros

Apesar de uma série de denúncias, o peemedebista volta à presidência do Senado com o apoio maciço dos colegas.

Em baixaSenadores

Mesmo com a imagem desgastada, os senadores ignoraram a pressão popular e alçaram Renan ao comando da Casa.

Contra fraudes 1

Tramita na Câmara o projeto de lei do deputado Laércio Oliveira (PR-SE) que proíbe o pedido de transferência de domicílio eleitoral no ano da eleição. A proposta altera a lei que estabelece normas para as eleições (Lei 9.504/97), que prevê a transferência de domicílio até 150 dias anteriores à data da eleição.

Contra fraudes 2

O autor argumenta que candidatos mal intencionados utilizam de subterfúgios financeiros para conquistar eleitores que possam transferir o seu alistamento político à região de interesse do candidato. Na maioria das vezes, segundo o parlamentar, a mudança acontece apenas no papel, pois os cidadãos que participam da fraude mantém a residência na cidade de origem. "A população da região alvo da transferência é prejudicada, pois não é efetivamente representada", afirma.

Outra ideia

A Câmara também analisa o projeto de lei do deputado Eli Correa Filho (DEM-SP) que estabelece prazo para a substituição de candidato a presidente, governador e prefeito que renunciar antes das eleições.

Tem de reduzir

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) rejeitou o mandado de segurança contra a decisão que reduziu de 21 para 13 o número de vereadores de Colombo, na Grande Curitiba. O recurso havia sido impetrado pelos vereadores Waldirlei Bueno de Oliveira (PMDB) e José Renato Strapasson (PTB), o Pelé. Strapasson é o presidente do Legislativo local e ocupa interinamente a prefeitura de Colombo.

Pinga-fogo

"O próprio esquema constitucional montado no controle da constitucionalidade das leis indica que a última palavra sobre o que é exatamente o Estado é o do Poder Judiciário."

Vice-presidente Michel Temer (PMDB, foto 2), defendendo o papel do Judiciário.

Colaborararam: Carlos Ohara e Anderson Gonçalves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]