• Carregando...

"Falamos sobre várias coisas, menos sobre isso."

Orlando Pessuti, vice-governador, sobre a animada conversa que teve com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, durante a sessão de ontem na Assembléia Legislativa, garantindo que a briga entre Richa e Requião não entrou em pauta.

No Senado – Pelo segundo dia seguido, a disputa entre Roberto Requião e Beto Richa foi tema de discursos no plenário do Senado, em Brasília. Desta vez, quem defendeu a família do prefeito foi o senador petista Flávio Arns. "O ex-governador José Richa tem um prestígio incalculável no Paraná. Ele sempre foi benquisto, um homem do diálogo, educado, do entendimento e da busca de soluções. Seu nome orgulha o Paraná e engrandece os paranaenses", declarou. "Todos ficamos chocados com a manifestação contra a família Richa", disse Arns.

Escolhido – O deputado estadual Waldyr Pugliesi (PMDB), que teve o apoio do governador Roberto Requião, foi escolhido por unanimidade líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa. Artagão Júnior decidiu abrir mão do cargo em nome da "unidade" do partido. Os 16 deputados estavam divididos. O primeiro-secretário Alexandre Curi foi o principal intermediador do acordo.

Elogio – Como líder do PMDB, Pugliesi já estreou saindo em defesa do discurso do governador, criticado pela oposição. "Ele quer dar ênfase ao momento difícil que o planeta vive. Um governador não pode ficar desligado da problemática mundial", disse.

Teoria – No pronunciamento, Requião citou Aristóteles, Karl Marx e Ali Ahmad, além dos alertas feitos pela ONU sobre o aquecimento global que ameaça a vida no planeta para justificar sua opção por um governo de esquerda com compromisso de implantar mudanças. "O que se vê é a contradição absoluta, inconciliável, entre a expansão do capitalismo imperial e a manutenção de uma terra saudável, habitável, acolhedora, maternal", disse.

Faltou – Para os deputados de oposição, o governador não fez o básico: apresentar seu plano administrativo para os próximos 4 anos, como prevê a Constituição. "O Requião faz um discurso para a platéia e outro para sua tropa. A esquerda não é de um homem só. Soa falso", disse o líder do PDT, Luiz Carlos Martins.

Diferença – Ao contrário de Requião, na Assembléia, o discurso de Beto Richa, na Câmara, foi bem menos carregado de ideologia. O tucano se ateve a falar sobre números. Enfatizou sempre a "austeridade fiscal" que conseguiu implantar. Deu também uma alfinetada no governador, ao dizer que política exige "equilíbrio e serenidade".

Especial – O governador foi recebido com pompa na Assembléia Legislativa para o almoço com os deputados. A nova chefe do cerimonial da Casa, Gisele Gulin, inovou montando uma tenda branca do lado de fora do salão nobre. O cardápio, que incluiu salmão grelhado e salada de kani, também foi elogiado. Até deputados de oposição, como Reni Pereira (PSB) e Marcelo Rangel (PPS), participaram.

Revide – O prefeito Beto Richa (PSDB) devolveu ontem no mesmo tom as críticas feitas pelo presidente municipal do PMDB, Doático Santos, que começou a distribuir panfleto na cidade chamando o tucano de canalha e imoral. "Com esse cidadão desqualificado que vive nos bares caído eu não posso polemizar. Eu tenho outro nível, parabenizo o governador por ter escolhido um representante à sua altura".

Segurança – Hoje faz um ano de falecimento do pai do vereador Tico Kuzma, que foi assassinado em um assalto. O vereador afirmou estar cada vez mais preocupado com a falta de segurança em Curitiba e no Paraná. "A falta de segurança é visível, temos manifestações em todos os bairros. Os cidadãos estão implorando por segurança. E nem quero imaginar quando os criminosos do Rio de Janeiro e de São Paulo começarem a migrar para Curitiba", desabafou Kuzma.

Capoeira – A Câmara Municipal de Curitiba estava lotada durante a cerimônia de inauguração da nova legislatura. Mas pelo menos 20% dos presentes eram alunos de capoeira do vereador Mestre Déa (PP), que assumiu a vaga de Ney Leprevost (PP). Eles fizeram uma apresentação depois da sessão. E Déa vestiu terno branco, como havia prometido.

Pinga-fogo

Na sessão especial foi empossado e fez juramento o professor Luiz Goularte Alves (PT), suplente do novo secretário de Planejamento, deputado Ênio Verri (PT). ••• O lugar de outro secretário, Nelson Garcia (PSDB), no entanto, continua vago. O primeiro suplente, Rui Hara (PSDB) avisou o presidente Nelson Justus (PFL) que só assume no dia 26. ••• Em seguida, deve se licenciar para assumir uma secretaria na prefeitura e abrir espaço para o segundo suplente, Miltinho Puppio (PSDB). ••• Provocou sorrisos a participação do Coral Paraná ontem na Assembléia Legislativa. ••• Depois de um discurso sisudo, pesado, sério de Requião, o coro, acompanhado da Banda da Polícia Militar, atacou "Emoções", de Roberto Carlos, com o maior entusiasmo. A transformação súbita do clima fez algumas autoridades abrirem sorrisos na mesa diretora da sessão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]