• Carregando...
Alvaro Dias, Hauly e Canziani, na formalização do apoio do PTB ao tucano | Divulgação
Alvaro Dias, Hauly e Canziani, na formalização do apoio do PTB ao tucano| Foto: Divulgação

Enquanto o candidato à prefeitura de Londrina Luiz Carlos Hualy (PSDB) já recebeu o apoio de seis partidos para o segundo turno, o concorrente Antonio Belinati (PP) amarga uma única legenda aliada. Hauly, que já tinha o apoio de PPS, PV, PTC e PTN, recebeu ontem a adesão do PMDB de Luiz Eduardo Cheida e do PTB de Alex Canziani. Já o Partido da República (PR) é o único a declarar apoio no segundo turno das eleições municipais a Belinati.

No primeiro turno, o PR havia apoiado a coligação do candidato André Vargas (PT). Segundo o presidente municipal do PP, Marcos Defreitas, a decisão de apoiar Belinati foi tomada por votação unânime durante reunião da executiva municipal. O corpo a corpo será a estratégia do apoio do PR à campanha de Belinati. "Alguns dos nossos candidatos a vereador são ligados a igrejas evangélicas, a alguns empresários e à área rural. Cada um vai trabalhar no seu setor", disse Defreitas.

O presidente municipal do PP disse não ter dúvida de que os votos angariados pelo PR a André Vargas no primeiro turno sejam transferidos a Belinati no segundo turno. "Vamos trabalhar o máximo possível para isso", afirma. Ele ressalta, entretanto, que não houve nenhuma negociação para que o partido venha a participar da administração municipal caso o candidato seja eleito. "Vai depender se ele achar que podemos colaborar com a administração. Temos nomes para poder participar."

Tucaranaram

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, presidente do PMDB em Londrina e candidato derrotado à prefeitura, declarou ontem apoio do partido a Hauly. O apoio foi oficializado em reunião do partido na quinta-feira. "A decisão foi coletiva", afirmou Cheida. Ele disse que há uma identidade entre as duas candidaturas. "Hauly apresenta propostas para o futuro e não fica preso ao passado. Além disso, tem boas propostas para a educação."

Cheida disse que não impôs nenhuma condição para o apoio do PMDB ao tucano. "Não condicionamos (o apoio) a alguma participação no governo", afirmou. Segundo ele, toda a estrutura de candidatos a vereadores será utilizada na campanha de Hauly no segundo turno. "Vamos trabalhar com nossos vereadores organizados em grupo", explicou o deputado.

De acordo com Cheida, é a coordenação da campanha tucana que vai definir onde será preciso fazer o trabalho. "Quem vai definir a melhor forma de trabalho é a coordenação de campanha do Hauly. Quem oferece apoio entra de cabeça ou fica em casa."

O presidente estadual do PTB, o deputado federal Alex Canziani, também oficializou ontem apoio ao candidato tucano. Segundo ele, houve consenso na decisão da executiva do partido, em reunião realizada na sexta-feira pela manhã. "Avaliamos os prós e contras e tomamos a decisão pelo Hauly", afirma o deputado.

Canziani revela que os dois candidatos o procuraram para pedir apoio. "O Hauly me procurou logo na segunda-feira e o Belinati na quinta-feira a noite", disse. Para Canziani, Hauly pode alavancar o desenvolvimento da cidade e a geração de empregos. Ele destaca que o partido não vai somente votar em Hauly, mas trabalhar para elegê-lo. "Vamos entrar (na campanha) de corpo e alma."

Apesar de afirmar que não houve nenhum acordo com o tucano, Canziani considera natural que o PTB participe da administração municipal caso Hauly seja eleito. "Queremos participar da administração, mas nada foi definido ainda. Queremos ganhar e ajudar", ressalta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]