Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imbróglio

Nova eleição para o TC-PR deve ocorrer até fim de abril

Pleito de julho de 2013 será retomado na parte da apresentação de documentação. Fabio Camargo foi afastado do cargo em novembro do ano passado

Uma nova eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) deve ocorrer até o fim de abril, segundo anunciou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), nesta quarta-feira (2). O projeto que anula parcialmente a última eleição – que elegeu o ex-deputado Fabio Camargo – e reinicia o processo será lido na sessão da próxima segunda-feira (7). A proposta ainda terá que ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e em plenário.

O processo será reiniciado na parte da apresentação da documentação dos candidatos. Com isso, todos os que haviam se inscrito para participar da disputa no ano passado deverão reapresentar seus documentos à Assembleia. Poderão participar os 40 inscritos – inclusive Camargo.

O anúncio de Rossoni veio dois dias depois de o Órgão Especial do TJ negar recurso de Camargo reforçando a decisão pelo afastamento da cadeira no TC. Ainda em novembro, ele havia se manifestado a favor de nova eleição.

A análise da documentação foi um dos pontos que justificou o mandado de segurança que afastou Camargo do TC-PR em novembro do ano passado, concedido pela desembargadora Regina Portes, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ela entendeu que não teria havido isonomia nesta parte do processo por conta de indícios de que Camargo não apresentou todos os documentos no prazo estipulado. O mandado de segurança foi impetrado pelo empresário Max Schrappe, um dos candidatos à vaga no TC. O mérito do processo ainda não foi julgado.

A desembargadora também entendeu que Camargo não teve o número de mínimo de votos para ser eleito. No pleito, em julho de 2013, ele recebeu 27 votos, enquanto o também parlamentar Plauto Miró (DEM) obteve 22. O regimento interno da Casa aponta que o vencedor deveria ter 28 votos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.