• Carregando...

Rio de Janeiro (Folhapress) – O monte Roraima, sétimo maior do território brasileiro em altitude, é 5,2 m menor do que se imaginava. A constatação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que, com o Instituto Militar de Engenharia (IME), está recalculando a altura dos principais pontos culminantes brasileiros. O monte foi o sétimo a ser checado. Não há previsão de revisão de outros pontos.

Com isso, a altitude do Monte Roraima "diminuiu" de 2.739,3 metros para 2.734,1 metros. O monte fica no meio da floresta amazônica, próximo da fronteira com a Venezuela e com a Guiana.

Nas novas medições, o IME e o IBGE utilizaram o sistema GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global) que, com ajuda de satélites, permite cálculos bem mais precisos.

As medições antigas eram feitas com o barômetro, instrumento que permite medir a pressão atmosférica e estimar a altitude.

Foi a sétima expedição desde que os dois institutos iniciaram o projeto. O ponto mais alto do país continua sendo o pico da Neblina, no Amazonas, com 2.993,8 metros. Antes, pensava-se que sua altura era de 3.014,1 metros.

O Pico da Pedra da Mina, em Minas Gerais, foi o que mais "cresceu": 28,4 metros. Além de atualizar as informações, o cálculo mais preciso ajuda na orientação de aeronaves de médio e pequeno porte que sobrevoam essas regiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]