• Carregando...

Apesar de não se intitular um "linha-dura", o novo secretário estadual da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, disse na quarta-feira, durante a sua nomeação, que não fará concessão alguma aos presidiários além do que está previsto em lei. Procurador do Ministério Público Estadual, Pinto já foi policial militar entre 1964 e 1979 e secretário-adjunto da Administração Penitenciária de 1993 a 1995.

- Não posso definir minha atuação. Vou cumprir a lei, serei extremamente legalista - resumiu.

Nesta sexta-feira, Pinto fará a primeira reunião para tratar dos problemas do sistema penitenciário, com ênfase nas atividades de organizações criminosas dentro das prisões.

- Vamos coletar dados que não chegam ao grande público, das dificuldades, do modo de operar dessas organizações criminosas e nos aplicar, a partir daí, a um plano de trabalho de combate a essas organizações. Vamos estabelecer um plano para atacar todas as lideranças negativas que existem nos presídios - disse Pinto, que não quis comentar a atuação do antecessor, Nagashi Furukawa.

- Me reservo ao direito, até por uma questão de ética, de não fazer críticas - declarou.

Pinto não quis detalhar nenhum programa de ação contra facções criminosas.

- Não posso detalhar porque, em assunto de segurança, toda essa planificação tem um caráter reservado, sob pena de ser frustrada já de começo - afirmou.

O secretário disse ainda que o bloqueio do sinal de celulares em regiões próximas a presídios não passa de paliativo.

- Mas nós vamos em busca de solução adequada e definitiva. Vamos procurar determinar uma revista mais rigorosa - declarou Pinto, novamente sem entrar em detalhes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]