• Carregando...
Confira o que é possível ver no Portal da Transparência da Assembleia |
Confira o que é possível ver no Portal da Transparência da Assembleia| Foto:

As mudanças no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Paraná , que foram colocadas no ar ontem, ainda estão longe de realizar a revolução prometida pela nova direção da Casa. O próprio presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), admitiu que as alterações não foram suficientes. De acordo com ele, uma página com cara nova e mais informações deve entrar no ar logo depois do carnaval.

Confira o novo podcast do Seremos Breves sobre o Portal da Transparência

A promessa da equipe que está cuidando da reformulação do site é que, em 15 dias, um novo portal estará disponível. A equipe afirma que há dificuldades técnicas que precisam ser superadas para melhorar o site e incluir mais informações. No início da noite de ontem, por exemplo, a página ficou indisponível por alguns minutos.

Por enquanto, a maior novidade do site é a publicação da relação dos servidores, com a divisão dos funcionários comissionados, efetivos e inativos, além da informação sobre a lotação de cada um dos ativos. No entanto, não há, por exemplo, valor que cada cargo recebe.

"É meritória a coragem em divulgar todos os nomes [dos servidores]. Infelizmente, porém, o site não disponibilizou informações sobre os salários, como faz o Executivo do Paraná", diz o consultor da ONG Contas Abertas, Milton Júnior, que avaliou o site da Assembleia a pedido da Gazeta do Povo.

A forma de divulgação dos Diários Oficiais do Legislativo também mudou. Agora, os documentos estão disponíveis no site da Imprensa Oficial do Paraná (o qual se acessa por um link no site da Assembleia). Isso permite que sejam feitas buscas por meio de palavras-chave, o que foi elogiado pelo Milton Júnior. Porém só estão disponíveis os diários publicados a partir do dia 2 de fevereiro – quando a nova gestão da Casa assumiu.

O material de junho do ano passado até o fim da gestão do ex-presidente Nelson Justus (DEM), que estava sendo publicado na página da Assembleia na internet, foi retirado do ar na tarde de ontem. Questionado por que esses diários não estavam mais no site, o primeiro-secretário do Legislativo, Plauto Miró (DEM), evitou dar maiores explicações. Ele apenas afirmou que esse era um assunto da administração anterior.

Outra novidade da página é o demonstrativo financeiro diário da Casa, no qual são listados os pagamentos realizados pela Assembleia no dia. Os dados, porém, estão em um documento com formato PDF, o que dificulta a compilação e análise por uma planilha eletrônica. Além disso, não há detalhamento das informações.

Esses dois problemas se repetem com outras campos do site, somado ainda à desatualização das informações. A última lista de presença dos deputados em plenário é do período de 1.º de agosto de 2009 a 30 de setembro de 2009. Os relatórios fiscais também estão defasados. O último demonstrativo anual disponível é do ano retrasado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]