• Carregando...

O PMDB segue em ritmo de filiações de prefeitos. Hoje, será a vez do prefeito de Apucarana, Válter Pegorer, ex-PFL. As conversas para o ingresso do prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira (PSDB), também estão adiantadas. Além de prefeitos, o líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB), aguarda novos deputados. Um deles pode ser André Zacharow, que almoçou ontem com o governador Roberto Requião. O deputado federal já pertenceu no atual mandato ao PDT, PP e atualmente está no PSB.

Novos 2 – O líder do governo confirmou que as negociações com o deputado petista Natálio Stica também estão em andamento, mas a filiação dos parlamentares é mais complicada que a dos prefeitos. "Eles vão deixar para a última hora", disse Dobrandino da Silva, se referindo ao prazo final no fim de setembro. "Como nunca mudei de partido, imagino que seja difícil a decisão", analisou. O deputado está desde 1964 no MDB.

Biodiversidade – O deputado Barbosa Neto (PDT) ocupou a tribuna na tarde desta segunda-feira para denunciar o que qualificou de "fatos extremamente graves e atentatórios à fauna e à flora que são os projetos para a construção de seis usinas hidrelétricas no rio Tibagi, um dos últimos rios virgens do Brasil". O deputado disse que essas novas usinas, caso sejam concretizadas, provocarão o alagamento de mais 5,5% do território paranaense justamente onde estão concentradas reservas de altíssima biodiversidade.

Eleitorado – O Tribunal Superior Eleitoral divulgou o atual eleitorado brasileiro: 122.102.746 eleitores, sendo que 122.042.825 estão aptos para votar no referendo sobre o desarmamento. A diferença de 59.921 eleitores são os brasileiros que residem no exterior e estão cadastrados para votar nas eleições presidenciais nos consulados e embaixadas brasileiras, mas que não irão participar do referendo.

Sexto lugar – O Paraná está em sexto lugar entre os estados com maior número de eleitores: 6.948.437. São Paulo, com 27.303.895, é o maior colégio eleitoral, seguido por Minas Gerais (13.320.622), Rio de Janeiro (10.645.180), Bahia (8.952.123) e Rio Grande do Sul (7.593.507 eleitores).Para a presidência – A direção nacional do PMDB decidiu começar os debates de seu programa de governo para o candidato à presidência. O encontro está marcado para o dia 12 de setembro. O programa, que leva o nome de "Para mudar o Brasil", é de autoria do ex-presidente do BNDES Carlos Lessa. O governador Requião é um dos principais adeptos da idéia de Lessa e pretende defender o programa em várias capitais brasileiras.

Dia da Justiça – O presidente do TJ, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, será homenageado pela Câmara de Curitiba com o título de vulto emérito no dia 8 de dezembro. Segundo o autor da proposição, vereador Fábio Camargo (PFL), a data não foi escolhida por acaso, mas por se tratar do Dia da Justiça.

Concorrente – Durante o debate em Curitiba dos candidatos à presidência nacional do PT, o secretário estadual do Trabalho, Padre Roque, fez uma análise do futuro do partido sem Lula como candidato a presidente da República. "Quem vier a substituir Lula e conseguir agregar o partido será um forte adversário a qualquer outro nome que concorrer à Presidência da República. Nenhum partido neste país tem mais de 820 mil filiados."

Cartilha – A liderança do PT na Assembléia lançou uma cartilha sobre o desempenho orçamentário do governo do Paraná durante 2003 e 2004. A publicação traz um comparativo entre todas as receitas e despesas do governo do estado neste período. O objetivo é dar publicidade ao orçamento para que a população saiba de que forma o governo administra os recursos. A cartilha será distribuída para todos os diretórios do partido, prefeituras e câmaras de vereadores.

Novo comando – A direção estadual do PMDB decidiu ontem que o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Gilberto Cézar Pavanelli, vai presidir a comissão provisória do partido em Maringá. A comissão será instalada no dia 5 de setembro. "Maringá é uma das principais cidades do estado, e o PMDB precisa de uma liderança na cidade que atenda às expectativas dos companheiros de legenda e da população em relação às eleições do ano que vem", disse o secretário da legenda, Luiz Cláudio Romanelli.

Pinga-fogo

* O governador Requião autorizou a licitação para a construção do Centro de Detenção e Ressocialização de Francisco Beltrão. O edital será publicado nesta semana.

* "Hoje são 8.006 vagas existentes no sistema penitenciário do estado, serão ofertadas novas 11.052 e, no fim dessa administração, teremos 19.058 vagas", informou o secretário da Justiça, Aldo Parzianello.

* O deputado Artagão Júnior (PMDB) vai encaminhar ao governo proposta para a criação da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso.

* Segundo Artagão, o número de vítimas de violência, abuso e exploração na terceira idade, tem crescido significativamente.

* O vereador Paulo Salamuni (PV) embarca sexta-feira para a Tunísia.

* Vai participar da Conferência Internacional de Escoteiros e lá vai defender Curitiba como a sede da conferência em 2011.

* Outro que tem viagem marcada é o vereador Aladim Luciano (PV) que no final de outubro vai para Cancun, no México, participar de um jogo de Masters de futebol.

* Está marcada para dia 22 de setembro a audiência pública sobre a Lei Orçamentária de 2006 e o Plano Plurianual. Será à noite, no Centro de Convenções de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]