• Carregando...

De acordo com pesquisa da Unesco divulgada nesta sexta-feira, a região brasileira onde ocorreu maior queda do número de mortes por armas de fogo em 2004 foi a Sudeste, com 20,1% de redução em relação ao esperado. No Estado do Rio de Janeiro, a queda apresentada foi menor do que o índice nacional, com 14,1% de redução nas mortes. Segundo o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Werthein, em estados e municípios onde as autoridades locais se engajaram na campanha os resultadod observados foram melhores.

- Se há associação de outros esforços com a campanha, vemos que os resultados são muito melhores. Na Região Norte, a campanha não foi tão eficiente - explicou Werthein.

A pesquisa mostra que, em 2004, o número de mortes causadas por armas de fogo foi de 36.119. Mas se o número de óbitos por esta causa continuasse a crescer no mesmo ritmo dos anos anteriores, teriam sido registradas no Brasil 41.682 mortes. A diferença percentual é de 15,4% mortes a menos do que o número previsto. Esse percentual demonstrou queda da expectativa de mortes em quatro regiões brasileiras. No Norte, as mortes por armas de fogo aumentaram 1,1%.

A queda também foi observada em 21 das 27 unidades da federação. O número de mortes aumentou em relação à previsão estimada nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Espírito Santo e Paraná. O índice mais elevado ocorreu no Amazonas, com 23,8% mais mortes do que o esperado. O estado em que a queda foi mais expressiva foi Sergipe, com 37,9% de mortes a menos do que a expectativa traçada com base no aumento de óbitos detectados nos anos anteriores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]