Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuvas

Número de mortos na região Sudeste já passa de 40

Foram 25 vítimas fatais só no Rio de Janeiro, mais 17 mortes em Minas Gerais e uma em São Paulo, além dos desabrigados

Já chega a 43 número de mortes no Sudeste por causa dos temporais que atingem a região desde o início desta semana. A situação é mais crítica no Rio de Janeiro, onde as chuvas deixaram 25 vítimas fatais. São 1.121 desabrigados e 11.102 desalojados em todo o estado. Sete pessoas ficaram feridas em Nova Friburgo, na região Serrana, a mais castigada pelos fortes temporais.

Em Minas, foram registradas 17 mortes e, em São Paulo, uma.

Segundo o diretor da Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel José Paulo Miranda, a situação em Sumidouro é a mais preocupante _foram oito mortos na divisa da cidade com Sapucaia. Segundo ele, relatos do Corpo de Bombeiros informam que há várias áreas de risco no município. Miranda pede a todos os moradores de encosta que saiam de suas casas sempre que houver qualquer ameaça à segurança.

Em Minas Gerais, de acordo com o último balanço da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (5), as fortes chuvas deixaram 17 mortos e 87 feridos. Há no estado 4.207 desabrigados e 11.275 desalojados. Além disso, 2.889 casas foram danificadas e 741, destruídas. Ainda de acordo com o balanço, 254 pontes estragaram e 202 desabaram em Minas. Em todo o estado, 61 cidades já decretaram situação de emergência desde o início da temporada chuvosa, em outubro.

A situação é mais grave na Zona da Mata mineira. Apesar de ter parado de chover nesta sexta, a água ainda não baixou em Juiz de Fora. O Córrego Humaitá transbordou e alagou várias ruas. Famílias inteiras estão ilhadas.

Em São Paulo, um menino de 6 anos morreu em um soterramento em Jundiaí na quinta-feira (4). Na mesma cidade, nesta sexta-feira, duas casas desabaram, mas não houve vítimas. E a chuva continua no estado, provocando estragos também em Guarulhos, Campinas e Sorocaba.

Acidente

Em Minas Gerais, um ônibus da viação São Geraldo caiu em uma ribanceira na MG-111, entre Reduto e Manhumirim, nesta sexta. Segundo a Polícia Rodoviária, o motorista perdeu o controle por causa da forte chuva. O veículo saiu do Espírito Santo e seguia para Belo Horizonte (MG). Três pessoas morreram e 40 ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região.

Os transtornos não devem acabar tão cedo. A previsão é de mais temporais na região Sudeste. "A chuva é provocada pela umidade que vem da região amazônica em direção ao Oceano Atlântico. Ela estacionou em Minas e fortes chuvas são previstas para o estado até quarta-feira (10)", diz o meteorologista Ruibran dos Reis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.