• Carregando...

Brasília (AE) – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realiza hoje, às 18h30, a reunião destinada à leitura, discussão e votação do parecer do relator Jairo Carneiro (PFL-BA) sobre o pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). A reunião deveria ter sido realizada na tarde da última quinta-feira, dia 25, mas foi adiada pois os advogados de defesa de Jefferson não compareceram à sessão.

O ex-presidente do PTB é acusado de falta de decoro parlamentar por ter denunciado sem provas suposto pagamento de "mensalão" pelo PT a deputados da base aliada ao governo. Além disso, Jefferson confessou ter recebido do empresário Marcos Valério Fernandes R$ 4 milhões – de um total de R$ 10 milhões que teriam sido prometidos pelo PT para a campanha eleitoral de seu partido.

O deputado confessou, também, que indicava pessoas para cargos e empresas estatais para conseguir dinheiro para campanha, o que caracteriza tráfico de influência. Outro argumento contra Jefferson é a declaração dele de que houve uma reunião da bancada em que foi discutido o mensalão. Para integrantes do conselho, Jefferson mentiu porque não ficou provada a existência dessa reunião – negada, inclusive, pelo líder da bancada do PTB na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PE), em depoimento ao Conselho de Ética.

Membros do conselho arriscam que, no máximo, quatro deputados votarão contra a cassação de Jefferson, do total de 14 integrantes titulares – excetuando o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), que vota apenas no caso de empate. Depois de aprovado, o voto do relator será submetido ao plenário da Câmara, mas há a expectativa de que o deputado Nelson Marchezelli (PTB-SP) peça vista do processo, o que adiaria a decisão do Conselho por duas sessões, para a próxima quinta-feira, dia 1.º de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]