• Carregando...
 |
| Foto:

O vereador Dirceu Moreira (PSL) foi escolhido ontem como o novo integrante do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba. Ele ficará no lugar de Zezinho do Sabará (PSB), que renunciou ao posto alegando motivos de saúde. Com isso, Moreira será o novo relator de uma das denúncias contra João Cláudio Derosso (PSDB). Ele relatará o caso das supostas irregularidades envolvendo o jornal Câmara em Ação. A denúncia, feita pela vereadora Professora Josete (PT), é de que o jornal não teria sido impresso. A escolha de Dirceu foi decidida em eleição interna no conselho. Era preciso definir entre um dos cinco suplentes. O presidente do conselho, Francisco Garcez (PSDB), e mais dois vereadores, Jorge Yamawaki (PSDB) e Pastor Valdemir (PRB) indicaram Dirceu. Apenas Noêmia Rocha votou na vereadora Professora Josete.

Ou vai, ou racha

Mais um impasse para a CPI da Câmara: como Zezinho do Sabará (PSB) pediu licença da comissão, seu partido precisaria indicar um novo membro. Seus colegas de legenda são Dona Lourdes, que não quer participar, e Tico Kuzma, que, por ser da Mesa Executiva, não pode. Com isso, sobram duas opções: ou Zezinho se licencia do plenário e abre espaço para seu suplente, Caco Almeida, ou o PSB abre mão da vaga – abrindo espaço para Algaci Túlio (PMDB), próximo na fila de espera. Há a possibilidade, também, de Zezinho ou Lourdes irem "para o sacrifício".

Para pensar...

"Mais uma vez a mobilização em busca do milagre. Como se a regulamentação da Emenda 29 fosse a panaceia universal para resolver os problemas da saúde. Certamente não é por aí. Estamos tomando a rama pela floresta."

Roberto Requião, senador (PMDB-PR), afirmando que a marcha de prefeitos a Brasília, realizada nesta semana, em defesa da regulamentação da Emenda 29 não levaria a nada, porque a maioria dos recursos arrecadados no país é destinada ao pagamento dos juros da dívida.

Regulação da mídia

Na quinta-feira, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que espera que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, apresente o projeto para regulação da mídia até o final do ano. O ministro considerou o prazo razoável e disse que a proposta será submetida a outras instâncias do governo, entre elas o Ministério da Cultura e a Secretaria de Comunicação Social. Bernardo voltou a dizer que pretende colocar o projeto em consulta popular e promover debates antes de enviá-lo ao Congresso.

Na mira

O DEM anexou ao processo em tramitação no TSE sobre a criação do PSD vídeos com depoimentos de eleitores que assinaram a lista de apoio para o novo partido em troca de cestas básicas. No vídeo há depoimento de eleitores de Crixás (TO) confirmando a utilização do método. Na quinta-feira, a subprocuradora eleitoral, Sandra Cureau, defendeu a realização de diligências para investigar as suspeitas de irregularidades na coleta de assinaturas e ameaçou dar parecer contrário à criação do PSD.

Pediu a cabeça

Ontem à noite, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do estado, pediu a cassação do prefeito Rubem Foletto (PDT), por improbidade administrativa, além do afastamento dos secretários municipais de Finanças e Administração. A comissão foi instaurada após uma reportagem da Gazeta do Povo, publicada em 20 de maio, mostrar que o Tribunal de Contas da União (TCU) achou irregularidades no uso da verba de emendas parlamentares federais destinadas à compra de remédios pela prefeitura.

* * * * *

Pinga-fogo

"Quando o justo é injustiçado, é aí que entra a Providência de Deus."

Daniel Lúcio Oliveira de Souza, ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), ao comentar no Twitter a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que anulou as provas da Operação Dallas, da Polícia Federal, Souza era um dos investigados.

* * * * *

Colaboraram: Chico Marés, Heliberton Cesca, Luiz Carlos da Cruz, Rogerio Waldrigues Galindo e Sandro Moser.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]