• Carregando...
Pré-candidato do PRB, Celso Russomano |
Pré-candidato do PRB, Celso Russomano| Foto:
  • Marco Aurélio Mello, ministro do STF

O governador Beto Richa (PSDB) vetou o projeto de lei do deputado Caíto Quintana (PMDB) que proibia o uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais do Paraná. Pela proposta, aprovada em dezembro na Assembleia, todos os comerciantes deveriam substituir as sacolas plásticas pelas biodegradáveis. Uma das justificativas para o veto é que as sacolas biodegradáveis, segundo o governador, seriam mais caras que as de plástico. Além disso, a obrigatoriedade iria gerar custos para os comerciantes, que poderiam repassá-los para os consumidores. Por isso, o projeto seria contrário ao interesse público. O veto agora deve ser apreciado pelos deputados – que poderão mantê-lo ou derrubá-lo.

Para pensar...

"Às vésperas do julgamento do dia 1.º [sobre os poderes do CNJ], a magistratura (...) lança uma cortina de fumaça para desviar o foco da discussão no sentido de criar um factoide de que estariam por trás de tudo isso pessoas que querem desacreditar o STF por conta do mensalão."

Ophir Cavalcante, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sobre declarações de magistrados de que, por trás da crise do Judiciário, estaria o interesse de "emparedar" o STF no julgamento do mensalão.

Animadinhos

A turma do PSD se animou com um parecer da assessoria jurídica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que entendeu que o novo partido tem direito ao fundo partidário e a tempo de televisão já para as eleições municipais deste ano. Se os ministros mantiverem esse entendimento, aumenta o cacife do PSD na negociação política, inclusive em Curitiba, onde o partido tende a apoiar a reeleição de Luciano Ducci.

Discurso polêmico

A presidente Dilma Rousseff, disse ontem em Salvador (BA), na cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (data celebrada por judeus de todo o mundo), que o governo brasileiro tem a convicção de que "a criação de um Estado palestino democrático" é condição imprescindível para que haja paz no Oriente Médio. Mas também agradou à plateia. Criticou aqueles que negam o holocausto.

Nada de filho

O secretário da Casa Civil, Durval Amaral, é o nome de Beto Richa para assumir uma das duas cadeiras de conselheiro do TC que vão ficar vagas neste ano. Ele tem o apoio de quase todos os deputados estaduais. Porém, antes de referendá-lo, os parlamentares querem a garantia de que Durval não vai lançar o filho ou algum parente para disputar uma vaga na Assembleia em 2014. Nos bastidores, é cada vez mais forte a aposta de que Deonilson Roldo, atual chefe de gabinete de Beto, assumirá a Casa Civil.

Russomano à frente

Pesquisa Datafolha publicada ontem coloca o pré-candidato do PRB, Celso Russomano (foto), na liderança da disputa pela prefeitura de São Paulo em quatro dos cinco cenários avaliados. Russomanno só não venceria a eleição, se ela ocorresse hoje, em caso de disputa contra José Serra (PSDB), que tem dito ao seu partido que não concorrerá. Numa disputa com Serra, Russomano teria 17% das intenções de voto contra 21% do tucano. Já a intenção de voto em Fernando Haddad (PT) vai de 4% a 5%. Gabriel Chalita (PMDB) tem entre 6% e 9%; e Netinho de Paula (PCdoB), de 11% a 13%.

Pinga-fogo

"No dia em que atuarmos de acordo com o clamor público, estaremos mal. Nos meus quase 22 anos de STF, nunca houve isso."

Marco Aurélio Mello, ministro do STF, sobre o julgamento pela corte, na próxima quarta-feira, da ação que questiona o poder do CNJ de investigar juízes.

* * * * *

Colaborou: Karlos Kohlbach.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]