Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
caso arruda

OAB entra com representações contra deputados no DF

Órgão pede que deputados não participem de processo de impeachment. Mandatos dos parlamentares podem ser cassados

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Nacional, Cezar Britto, e a presidente da seccional DF, Estefânia Viveiros, entregam ao presidente em exercício da Câmara Legislativa, Cabo Patrício, pedido de cassação dos deputados distritais | Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Nacional, Cezar Britto, e a presidente da seccional DF, Estefânia Viveiros, entregam ao presidente em exercício da Câmara Legislativa, Cabo Patrício, pedido de cassação dos deputados distritais (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou nesta segunda-feira (14) com representações de quebra de decoro parlamentar contra três deputados distritais supostamente envolvidos no escândalo do mensalão do DEM de Brasília. O órgão pede também que eles sejam impedidos de participar de qualquer processo que envolva o impeachment do governador José Roberto Arruda (agora sem partido).

São eles: Leonardo Prudente (DEM), que ficou conhecido por colocar maços de dinheiro na meia; Eurides Brito (PMDB) e Junior Brunelli (PSC), que protagonizou, junto com Prudente, o vídeo com o que ficou conhecida como oração da propina. Se ficar decidido que houve quebra de decoro, os deputados podem ter os mandatos cassados.

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

Outros cinco deputados e dois suplentes foram citados no inquérito, mas não sofreram, neste primeiro momento, representações do órgão. Segundo a OAB, os pedidos devem ser encaminhados durante esta semana.

Os processos serão encaminhados ao Corregedor da Casa, o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) e, se tiverem prosseguimento, irão para a Comissão de Ética da Câmara Legislativa.

Comissão especial

Segundo o presidente interino da Casa, deputado Cabo Patrício (PT), os deputados irão escolher nesta tarde os membros da comissão especial que vai avaliar o pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.