• Carregando...

Trinta e três anos depois, Curitiba voltará a sediar a Conferência Nacional dos Advogados. O evento, que será realizado entre 20 e 24 de novembro deste ano, terá como tema central "Liberdade, Democracia e Meio Ambiente". Assuntos que se "entrelaçam", defende o presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante. A expectativa da OAB é que 7 mil pessoas participem da conferência na capital paranaense.

Segundo Cavalcante, o objetivo do encontro é discutir a efetivação dos direitos conquistados pelo cidadão e garantidos na Constituição Federal. "A conferência será construída em cima do artigo quinto da Constituição. Queremos tornar efetivos os direitos fundamentais ali escritos", disse. O presidente nacional da OAB participou ontem do lançamento da 21.ª edição da conferência, realizada no Museu Oscar Nieme­­yer, na capital paranaense.

Para ele, o encontro deste ano se assemelha ao realizado em Curitiba, em 1978 – considerado um fator importante no processo de redemocratização do país. "[Naquela época] conquistamos a democracia política, agora queremos a democracia social, onde as diferenças e os direitos sejam respeitados. Um Estado que proteja o cidadão e que esteja a serviço da sociedade", afirmou.

O procurador-geral de Jus­­­tiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, destacou a necessidade de uma discussão nesse sentido. "É importante que todos os operadores do direito assumam a responsabilidade de fazer com que a Justiça traduza para a vida dos sem oportunidade os direitos garantidos em lei e não seja apenas um espaço de manutenção do status quo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]