• Carregando...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Velloso, está prometendo vigilância rigorosa nas eleições de 2006. "Antes as autoridades acreditavam nos partidos. A partir de agora, vão acreditar desconfiando. A justiça eleitoral vai definir procedimentos mais rígidos para cobrar das legendas o respeito às regras e às leis", disse Velloso.

Gol - Se não tem motivos para festejar, a bancada da oposição na Assembléia Legislativa acha que pelo menos conseguiu fazer uma atuação marcante no ano que passou. "Marcamos alguns gols, isso é inegável, mas estamos em número inferior, estamos desfalcados", brincou o deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da bancada.

Cantada – O PPS aproveita o movimento do litoral para iniciar a campanha do próximo ano. Logo nos primeiros dias de 2006, em 7 de janeiro, membros do partido vão estar concentrados na praça central de Matinhos para ouvir as aspirações e as reivindicações dos paranaenses. Prometem utilizar as sugestões na elaboração do plano de governo.

Passeio – O PFL também está entrando no clima eleitoral. O presidente do diretório municipal, vereador Fábio Camargo, colocou um ônibus para circular pelas estradas pedagiadas do Paraná com duas frases: "Ou o pedágio abaixa ou acaba" e "Chega de mentiras na política do Paraná". O primeiro trajeto do ônibus será as estradas do litoral.

Sucesso – Apesar de ter apenas quatro vereadores na base de apoio, o prefeito de Londrina Nedson Micheleti (PT) vem negociando com sucesso com o chamado bloco independente da Câmara. De 30 projetos apresentados pelo prefeito neste ano, apenas um foi rejeitado pela casa legislativa. O secretário de Governo, Adalberto Pereira da Silva, o "Major Alberto" teve papel importante nas negociações com os parlamentares.

Lobby – Apesar do PT de Curitiba manter inalterado o número de vereadores, a legenda está pensando alto para 2006. A vereadora Roseli Isidoro está de olho na presidência da Comissão de Urbanismo. Ela espera ocupar o lugar do peemedebista Felipe Braga Cortes. A negociação está avançada com o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB).

Sossego – A maior parte da administração da prefeitura de Curitiba está em recesso esta semana, mas o secretário de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani e seus assessores irão trabalhar para finalizar o balanço financeiro do município antes do final da primeira quinzena de janeiro.

Atração – Para igualar a competitividade de Curitiba na atividade de "call centers" com outras cidades do Brasil, o Imposto Sobre Serviço (ISS) para a atividade cairá de 5% para 2% em 2006. O vereador Mário Celso Cunha (PSDB) aposta que o setor vai ter um crescimento grande no próximo ano. O tucano Luís Ernesto lembra de uma pesquisa realizada em diversos estados que aponta Curitiba como a cidade com o sotaque mais compreensível do Brasil.

Conta – A partir de janeiro não haverá mais pagamento de salários via Banco Itaú para os servidores públicos estaduais das instituições que têm a folha de pessoal "rodada" pela Secretaria de Administração e da Previdência (Seap). O governo definiu que até 12 de janeiro os funcionários da ativa que desejarem receber precisarão ter contas validadas no Banco do Brasil.

Falta – Dos cerca de 110,8 mil funcionários estaduais apenas 20 mil ainda não providenciaram a nova conta. Até o pagamento deste mês, os servidores que não tinham mudado de banco continuavam a receber pela conta antiga. Essa operação não será feita mais a partir de janeiro.

Pressão – Empresários do Portão, preocupados com a implantação do Shopping Palladium, procuraram o vereador Celso Torquato (PSDB). O grupo queria detalhes do projeto que deverá causar um impacto grande na região. O tucano comprometeu-se a conversar com o prefeito Beto Richa para levantar as informações referentes ao projeto.

Pinga-fogo

* O deputado estadual André Vargas (PT) realizou uma cirurgia de esôfago, na quinta-feira e levou 13 pontos, número do seu partido

* Já em casa, em recuperação, o deputado diz que o número foi um bom sinal

* Por recomendação médica, Vargas terá que usar a voz com moderação, mas já avisa que vai voltar afiado com novas críticas ao governador

* Até o final deste ano, a Câmara Municipal de Curitiba estará funcionando em ritmo lento

* Vários vereadores ainda estão pela Casa, mas atendendo somente das 13h30 às 18h30.

* O vereador de Colombo, Joel Cordeiro (PDT), encaminhou ao Ministério Público Estadual uma notificação de irregularidade contra o prefeito J. Camargo (PPS).

* O motivo é a alteração da Lei Orgânica Municipal que diminuiu a quantidade de cargos em comissão ocupados por servidores de carreira, de 50% para 20%.

* O vereador, que votou a favor da modificação, quer agora que a lei antiga prevaleça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]