• Carregando...

De acordo com as informações disponíveis no site do ONS (www.ons.org.br), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (nome oficial) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Ele foi criado em 1998, através de um decreto lei do então presidente Fernando Henrique Cardoso. O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Operador é constituído por membros associados e membros participantes.

De acordo com o site ainda, os membros associados são os agentes de geração com usinas despachadas de forma centralizada, os de transmissão, os de distribuição integrantes do SIN, além de agentes importadores e exportadores e consumidores livres com ativos conectados a Rede Básica.

Os membros participantes são o Ministério de Minas e Energia, os conselhos de consumidores, geradores não despachados centralizadamente e pequenos distribuidores (abaixo de 500 GWh/ano).

O Sistema Interligado Nacional é formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da Região Norte. Apenas 3,4% da capacidade de produção de eletricidade do país encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados principalmente na região amazônica. empresas como a Copel fazem parte do Sistema Interligado Nacional e participa da nos como membro associado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]