• Carregando...
“Os gritos de insatisfação dos milhões de brasileiros que  foram às ruas tiveram ressonância na Câmara Federal” | Antônio More/Gazeta do Povo
“Os gritos de insatisfação dos milhões de brasileiros que foram às ruas tiveram ressonância na Câmara Federal”| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O Brasil superou neste domingo uma fase importante para a retomada da confiança em dias melhores. Com a admissão da abertura do processo de impeachment e o afastamento da presidente Dilma Rousseff, surge uma oportunidade concreta para que o país saia da paralisia política em que se encontra, implante uma agenda para a recuperação da economia e coloque em pauta as reformas fundamentais para pavimentar nosso caminho rumo ao futuro.

Inicialmente, é preciso destacar que os deputados tiveram sensibilidade para compreender a gravidade do momento e a necessidade de aceitar, dentro de preceitos constitucionais, o afastamento de um governo que perdeu a capacidade de conduzir adequadamente o país. Os gritos de insatisfação dos milhões de brasileiros que nos últimos meses – e também neste domingo – foram às ruas para se manifestar tiveram ressonância na Câmara Federal. As atenções agora se voltam ao Senado, que dará a palavra final sobre o destino do governo. Nós, do setor produtivo, manteremos diálogo com os senadores paranaenses para reforçar nosso posicionamento em favor da mudança.

Até a definição no Senado, porém, o Brasil não pode seguir parado. O vice-presidente Michel Temer, já a partir desta segunda-feira, deve buscar a articulação política necessária para a adoção de medidas que possibilitem ao país começar a sair do verdadeiro atoleiro econômico em que fomos colocados. É fundamental também que todas as forças da sociedade sejam chamadas para que, em um grande esforço nacional, crie-se um ambiente favorável para colocar a nação definitivamente nos trilhos do desenvolvimento.

Por fim, o momento histórico vivido neste domingo deve servir para despertar em cada cidadão uma maior consciência sobre a importância do envolvimento na vida política. E deve também servir de lição a nossa classe política. A população seguirá vigilante e exigirá dela uma postura ética e comprometida com os anseios da sociedade, e não com projetos político-partidários ou interesses pessoais. Só assim conseguiremos, de fato, transformar o Brasil.

Edson Campagnolo é presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]