• Carregando...

O deputado federal paranaense Ricardo Barros está mobilizando a ala do PP que faz oposição ao governo Lula. Barros tem reunido o grupo regularmente em seu gabinete parlamentares com os ex-ministros Francisco Dornelles e Francisco Turra. O objetivo é traçar um perfil oposicionista da legenda.

Turismo – O governador Requião segue hoje para a França, liderando uma comitiva integrada por membros da Secretaria de Indústria e Comércio e o secretário do Turismo, Celso Caron. Caron fará palestra sobre o Turismo do Paraná a um grupo de 30 empresários franceses. O grupo participa da Semana Empresarial do Paraná na França, nas cidades de Paris e Lyon.

Para a cultura – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, telefonou ontem para o secretário estadual da Educação, Maurício Requião, comunicando a liberação de R$ 4,5 milhões para o Paraná aplicar no projeto "Pontões da Cultura". Os recursos, segundo o secretário, serão direcionados para 12 municípios do interior para desenvolver projetos culturais em estruturas físicas já existentes.

Dobrada – O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) garante que sua dobrada com o diretor do Detran, Marcelo Almeida (PMDB), para 2006, já está consolidada. Moraes vai concorrer à reeleição enquanto Almeida já está trabalhando para se eleger deputado federal. Ex-vereador de Curitiba, o diretor do Detran está procurando apoio em outros municípios.

Vendaval – A destruição provocada pelo vendaval em alguns municípios paranaenses está mobilizando os deputados que têm base eleitoral nos locais atingidos. O deputado Artagão Júnior (PMDB) passou esta sexta-feira fazendo contatos com a defesa civil e o governo do estado para saber das ações para recuperar o município de Pinhão.

Emburrados – Os quatro integrantes do PDT não reconheceram o vereador Jônatas Pirkiel (PL) como coordenador de plenário durante a ausência do líder do prefeito, Mário Celso Cunha. "O PDT não aceita porque o partido tem a segunda bancada da Câmara de Curitiba e nem foi informado oficialmente da mudança. Nem pelo prefeito e nem pelo líder", argumenta o pedetista Tito Zeglin.

Da lata – A escola João Cabral de Mello Neto, na Vila Verde, vai ser desativada seguindo a orientação do Ministério Público. O vereador Celso Torquato (PSDB) disse que a escola instalada em um container e apelidada pelos moradores "da lata" vai se tornar um liceu de ofícios. Já os alunos e os professores das cinco salas serão remanejados para a Escola América da Costa Sabóia, localizada a 400 metros da escola. A prefeitura construirá cinco salas para receber os novos estudantes.

Preocupação – O pré-candidato a deputado estadual Fernando Guimarães (PMDB) está preocupado com o deputado estadual Aílton Araújo (PPS). Guimarães teme que Aílton saia candidato em 2006, não honrando o acordo assinado antes da prévia de junho, que apontou Guimarães como representante da Igreja Quadrangular para as eleições.

O Fato – O motivo das preocupações de Guimarães se dá pelo fato dele próprio não ter honrado o mesmo compromisso assinado nas prévias de 2001. Aílton foi escolhido, mas Gui-marães resolveu se candidatar pelo PMDB. Como dissidente não conseguiu se eleger.

Referendo – O vereador Paulo Salamuni (PV) está organizando na Câmara de Curitiba uma frente parlamentar pelo "Sim" à proibição da venda de armas e munições no país. Além de Salamuni, já confirmaram participação no grupo os outros dois vereadores verdes Aladim e Sérgio Ribeiro, Serginho do Posto (sem partido), André Passos (PT) e Luizão Stelffeld (PCdoB).

Pinga-fogo

* O senador Osmar Dias garantiu que o PDT não vai lançar candidato à Presidência da República para priorizar as eleições nos estados.

* Segundo o senador, a filiação do ex-ministro Cristovan Buarque não estava condicionada à sua candidatura.

* A direção estadual do PPS se reúne hoje para definir uma série de diretrizes para a campanha eleitoral de 2006.

* Uma das principais discussões será a forma de financiamento.

* O vereador Stephanes Júnior (PMDB foi um dos homenageados pelo 20.º Batalhão de Infantaria Blindado (20.º BIB), que comemorou na quinta-feira 63 anos.

* O comandante do batalhão, coronel Ernani Lombardi Filho, justificou a homenagem pela atuação do vereador por Curitiba.

* Um grupo de professores municipais será homenageado pelos vereadores de Curitiba.

* O título "Emérito Professor", de iniciativa do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), será concedido para aqueles que foram indicados pelas bancadas, em uma sessão solene às 20 horas, na próxima sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]