• Carregando...

Enquanto o PSDB e o PDT ainda não definiram quem será o candidato ao governo, o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, assumiu o discurso de oposição ao governador e já está em plena campanha. Na condição de pré-candidato ao governo, Bueno tem acompanhado as pesquisas do programa Fala Paraná, no litoral. O PPS pretende recolher as sugestões da população até março para então anunciar o plano de governo.

Alianças – Na reunião do PPS realizada ontem, Rubens Bueno disse que o partido vai buscar alianças com outras legendas, mas em cima de um projeto para o Paraná. "Nós precisamos de aliados porque sabemos que não podemos ganhar sozinhos, mas queremos alianças que ampliem nossas propostas de mudança para o estado e melhorem o nosso projeto", disse. O PTB está mais próximo de fechar um acordo e uma parte do PFL também defende uma coligação.

Definição 1 – O PSDB curitibano, com receio de que o grupo político se dissipe caso o partido não lance candidato próprio ao governo, defende que um tucano "puro-sangue" represente a sigla na disputa majoritária. O presidente do diretório municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, argumenta que "o PSDB está na maioria dos municípios do Paraná, tem se apresentado como opção e se mostra como um caminho natural para o país escapar da crise política provocada pelas constantes denúncias de corrupção".

Definição 2 – O líder do prefeito na Câmara de Curitiba, Mário Celso Cunha, engrossa o coro da candidatura própria. "O PSDB tem condições de eleger o próximo presidente da República e vai precisar de palanque em todo os estados. O partido não pode ser refém de uma coligação neste momento", analisa.

Definição 3 – Depois de passar pelo PMDB e viver o conflito interno de lançar ou não candidato próprio nas eleições municipais de 2004, o vereador Celso Torquato também defende a tese de um tucano para concorrer ao governo. "Sempre defendi que no primeiro turno todos os partidos devem lançar candidatos. Alianças deveriam ser permitidas apenas no segundo turno", argumenta.

Pré-campanha – O senador Cristovam Buarque, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, estará em Curitiba na segunda-feira para gravar uma videoconferência para a instituição Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino. Buarque, que já foi ministro da Educação do governo Lula, vai falar sobre o tema "Educação a distância".

Dobradinha – O secretário estadual do Trabalho, Padre Roque (PT), marcou para a próxima segunda-feira uma reunião com o grupo que vai trabalhar em sua campanha para deputado estadual. Ele confirmou que deixará o cargo de secretário no dia 31 de março e fará uma dobradinha preferencial com a deputada federal Selma Schons (PT), que vai concorrer à reeleição.

Devolução 1 – A ex-funcionária da Câmara de Vereadores de Maringá Rosemeri Aparecida Jovedi entregou uma denúncia à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público por ter sido obrigada a devolver parte do salário à vereadora Edith Ribas (PP). Em uma gravação, a ex-funcionária e a vereadora falam do repasse.

Devolução 2 – No contra-cheque, o salário pago pela Câmara era de R$ 2,3 mil, mas a ex-funcionária garante que só recebia R$ 550 e a diferença devolvia à vereadora. O advogada da acusada, Israel Moura, afirma que a gravação é uma montagem e que sua cliente não pegou parte do salário da denunciante.

Impeachment – Uma liminar suspendeu a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco do Sul que pretendia cassar o mandato do prefeito Amauri Johnson (PPS). Ele está sendo acusado de falsificação em processo licitatório para contratação de empresa para limpeza pública. Os vereadores vão recorrer. Johnson diz que terá todas as decisões judiciais a seu favor porque a licitação foi correta.

Livres – O Tribunal Regional Federal concedeu habeas-corpus na tarde de ontem para o ex-prefeito de Maringá Jairo Gianoto, e o ex-secretário da Fazenda, Luis Antônio Paolicchi. A revogação da prisão foi assinada pelo desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado. O advogado Moisés Zanardi anunciou que Paolicchi, que estava foragido, voltará ao trabalho hoje, mas não revelou onde ele estaria escondido.

Nepotismo – O Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça emitiu na segunda-feira uma nota oficial repudiando "qualquer tentativa do Conselho Nacional de Justiça de controlar ou inferir na prestação da tutela jurisdicional, sob pena de lesão à independência da Magistratura, princípio basilar do Estado Democrático de Direito".

Pinga-fogo

* Representantes do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável estiveram na segunda-feira reunidos com o deputado estadual Neivo Beraldin (PDT) para discutir as propostas feitas pelo parlamentar para a categoria.

* Carlos Alencastro Cavalcanti e Waldomiro Ferreira da Luz relataram que os catadores realizam 90% do trabalho no processo de reaproveitamento de material reciclável, mas o valor recebido por eles no final é de pouco mais de 10%.

* Está em tramitação na Câmara de Curitiba um projeto do vereador Ney Leprevost (PP) propondo que escolas públicas, bibliotecas, postos de atendimentos, entre outros locais onde funcionem computadores ligados à internet, instalem sistemas de filtragem de conteúdo.

* A proposta é que sejam proibidos sites que contenham pornografia, pedofilia, violência, drogas e armamentos.

* A reforma da administração municipal começou pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI). Saiu o diretor-presidente Eduardo Aichinger e entra Jackson Carvalho Leite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]