• Carregando...

O orçamento de Curitiba para 2012, último ano da atual gestão municipal, foi estimado pela prefeitura em R$ 5,3 bilhões. O valor é 8% maior do que o deste ano. A Lei de Dire­­trizes Orçamentárias foi encaminhada pela prefeitura da capital aos vereadores na última sexta-feira e agora será encaminhada para votação. O projeto de lei do orçamento definitivo será enviado até 30 de setembro.

Um dos pontos mais importantes da lei enviada à Câmara Municipal é a inclusão de obras que deverão ser iniciadas com vista à Copa do Mundo de fu­­­tebol de 2014. Uma das principais é a obra da ligação da Rodoferroviária, no Centro, com o Aeroporto Affonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Creches

Entre as obras não relacionadas com a Copa incluem a construção de mais duas Ruas da Ci­­­dadania (uma no Cajuru e outra no Tatuquara) e a ampliação ou construção de 25 creches no município. A prefeitura também pretende participar do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A meta da Cohab é de construção de 7 mil casas populares.

No transporte, um dos principais investimentos será no desalinhamento de estações tubo na linha norte-sul, entre o Santa Cândida e a Praça do Japão, no bairro Água Verde. Isso permitirá as ultrapassagens dos ônibus expresso e a instalação de novas linhas de Ligeirão, como ocorre hoje na Avenida Marechal Floriano, no trecho entre o centro e o Terminal do Boqueirão.

A prefeitura diz que neste ano o número de su­­gestões para a Lei de Diretrizes Or­­ça­­­mentárias, que também pude­ram ser feitas pela internet e pelo telefone 156, foi recorde. O número total de sugestões, 15,4 mil, foi 16% maior que o registrado em 2010. No ano passado foram feitas 13.280 sugestões à LDO. Os cidadãos tam­­­­­bém poderão fazer sugestões à lei orçamentária, antes que o projeto seja enviado aos vereadores.

Comissão

Na Câmara Municipal, a proposta da LDO será encaminhada para a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Novas consultas públicas serão realizadas pelo Legislativo municipal e os vereadores poderão apresentar emendas à proposta. Usualmente, porém, a maior parte das emendas sugeridas pelos vereadores é rejeitada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]