• Carregando...
Dupla “Dois do Sul” produziu clipe em um lava-jato para ressaltar que não é mais carro que está sendo lavado, mas dinheiro de políticos | Reprodução/YouTube
Dupla “Dois do Sul” produziu clipe em um lava-jato para ressaltar que não é mais carro que está sendo lavado, mas dinheiro de políticos| Foto: Reprodução/YouTube

A Lava Jato, maior operação de combate a corrupção do país, tem não só dado muito trabalho para procuradores, policiais federais e o juiz Sergio Moro, como tem estimulado a criatividade de alguns.

Uma pesquisa básica no canal de vídeos YouTube revela diversos vídeos inspirados na Operação e em alguns personagens centrais do caso. Depois de um encontro com o magistrado, o cantor cearense Fagner, por exemplo, prometeu compor uma música para ele – um trecho da canção pode ser encontrado na internet.

Confira algumas das composições inspiradas na Operação Lava Jato:

Corre atrás

Um vídeo postado pelo jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, revela um trecho da música que o cantor cearense Fagner prometeu compor em homenagem ao juiz Sergio Moro. Na canção, o cantor diz “quem tem tudo na mão não corre atrás”. Ao final do vídeo, ele parabeniza o magistrado pelo trabalho desempenhado na Operação Lava Jato. “Nós brasileiros estamos junto com você”, afirma.

A vaca já foi pro brejo

Uma das últimas composições encontradas na internet com referência à Lava Jato foi postada pelo usuário Tiao Pereira, no YouTube. A canção, em ritmo sertanejo, possui o refrão: “O roubo tá ‘Dilmais’ (...). Todo dia tem denúncia que vem da delação. Moro neles, Moro neles cadeia é solução”.

Em ritmo de carnaval

Até marchinha de carnaval pode ser encontrada na lista nas homenagens a Lava Jato: são pelo menos duas. Nesta, o autor João Alves de Lima canta aos corruptos: “Pôs dinheiro na cueca, pôs dinheiro na meia, pôs dinheiro na Suíça, mas somos nós que levamos à breca”. Em outra composição, de Luiz Neto e Emilio Diniz, o pedido é ao juiz Sergio Moro: “Alô, doutor juiz! Vamos salvar nosso país, corrupção já não dá mais, tem que prender os ladrões da Petrobras!”.

Vanerão no Lava Jato

O vanerão, ritmo tipicamente gaúcho, também está contemplado com composições referentes a Operação Lava Jato. Este clipe da dupla “Dois do Sul” foi produzido em um lava-jato para ressaltar que não é mais carro que está sendo lavado, mas dinheiro de políticos. “Sabe que os políticos agora estão trabalhando num tal de Lava Jato. Como assim? Eles estão lavando os carros? Não, dinheiro”, destaca a dupla na música. Outro grupo musical também investiu no ritmo do Rio Grande do Sul para falar mal dos políticos e dos desvios na Petrobras: “Na lavagem do dinheiro, já estão costumados, aumentando seu salário que é de ficar espantado. O certo era rebaixar igual nosso ordenado, talvez assim desistiam desse cargo esse safado”, cantam.

Adeus em ritmo de Lava Jato

Até o compositor Juca Chaves entrou na onda da Lava Jato. Na canção com tom de comédia “Adeus em ritmo de Lava Jato” o autor canta que, no Brasil, a “honestidade há muito já sumiu” e que “secaram” a Petrobras. “Adeus, ladrões”, finaliza a música.

Faroeste de propina

Tem até paródia com história da Petrobras. E olha que não deve ser fácil fazer uma brincadeira com uma canção tão complexa como Faroeste Caboclo, sucesso da Legião Urbana. “Tinha propina por todo lado espalhado em todo tipo de contrato de operação e tinha um cartel que agrupava as construtoras ganhadoras de licitação”, diz a música, que cita ainda os nomes das empreiteiras acusadas de fazer parte do “clube” e intercala depoimentos de investigados da Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]