• Carregando...
 | Evaristo Sá/Gazeta do Povo
| Foto: Evaristo Sá/Gazeta do Povo
  • Para Fernanda -Marcado por divergências entre governo e oposição, o projeto que cria a Secretaria de Estado da Mulher dificilmente será votado neste ano no plenário da Assembleia. Ontem, na segunda discussão da matéria, o líder da oposição, Élio Rusch (DEM), apresentou uma emenda ao texto estendendo as atribuições – e o nome – da pasta para

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) negou qualquer possibilidade de suspensão de investimentos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no ano que vem. Segundo ele, não há necessidade de se "cortar um único centavo" do programa. O presidente classificou o PAC como "o oxigênio que a gente respira". A informação sobre eventual suspensão ou adiamento de investimentos do governo federal no PAC veio na segunda-feira, quando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que permanecerá no cargo durante a gestão de Dilma Rousseff, anunciou corte generalizado no orçamento de 2011. "Vocês estão vendo a minha fisionomia? Vocês acham que eu estou com ar de que vai ser cortado algum centavo do PAC?", questionou.

* * * * * *

A pergunta

Quando a Assembleia vai votar o projeto do Executivo que institui a Defensoria Pública no Paraná?

De acordo com a Constituição Estadual, a proposta deveria ter sido votada até a última sexta-feira, dia 3 de dezembro, uma vez que houve solicitação de votação em regime de urgência pelo governador. Quando o prazo de 45 dias para apreciação da matéria é descumprido, devem ser suspensas as votações de todos os projetos.

Mídia

O ministro Franklin Martins rebateu em reunião do governo, ontem, a informação da Folha de S. Paulo de que o governo tem um anteprojeto de lei que cria uma agência de controle de conteúdo da mídia brasileira. "O ministro Franklin disse que essa versão publicada não é a versão definitiva do anteprojeto, porque tem várias versões", afirmou a presidente da Empresa Brasileira de Comunicação, Tereza Cruvinel.

Expectativa

O anúncio de mais oito integrantes do secretariado de Beto Richa (PSDB) não dissipou muitas dúvidas que pairam sobre o Centro Cívico. A principal delas é sobre o papel que o PMDB terá na gestão tucana. Deputados peemedebistas podem apoiar Richa, desde que um deles seja convidado para uma secretaria relevante. Outra incógnita é a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) – há interesse do PPS, mas o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) é citado nos bastidores como cotado.

Aumento

A CCJ da Assembleia aprovou ontem projeto que reajusta em 13,72% os vencimentos básicos dos servidores ativos e inativos do quadro efetivo e dos cargos em comissão do Tribunal de Contas (TC). O reajuste, que objetiva "recompor perdas salariais" dos servidores do TC, custará R$ 1,4 milhão por mês aos cofres públicos.

* * * * *

Pinga-fogo

"É uma questão de responsabilidade com o Brasil e com ela [Dilma]. Eu não posso fazer uma dívida, para pagar nos próximos dez anos, para alguém que vai entrar, faltando 20 dias para deixar o governo."

Lula, sobre a compra dos caças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]