• Carregando...
Luiz Eduardo Cheida, Alex Canziani, Nedson Micheleti, Jairo Tamura e Luiz Carlos Hauly acompanham discurso do prefeito interino Padre Roque (com microfone): união contra Belinati | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Luiz Eduardo Cheida, Alex Canziani, Nedson Micheleti, Jairo Tamura e Luiz Carlos Hauly acompanham discurso do prefeito interino Padre Roque (com microfone): união contra Belinati| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

Com o apoio dos deputados federais Alex Canziani (PTB) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e do agora ex-prefeito Nedson Micheleti (PT), o prefeito interino José Roque Neto (PTB), assumiu ontem a prefeitura de Londrina com a promessa de economizar na nomeação de cargos comissionados e de preparar a fusão de secretarias, que podem cair de 16 para "até pelo menos a metade".

A posse selou a coalizão entre os partidos contrários a Antonio Belinati (PP), que venceu as eleições, mas teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado acabou com a esperança de um governo provisório até julgamento final do Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda pode dar a Belinati a prefeitura de Londrina.

Transmissão do cargo

Durante a transmissão do cargo no gabinete, Hauly, Alex, Cheida e Nedson discursaram em nome do governo interino. Nos discursos, os quatro quase não conseguiram esconder a satisfação pelo controle político da prefeitura e por terem evitado, ainda que temporariamente, o retorno do belinatismo. "No nosso governo interino temos de estar unidos independentemente da coloração partidária. Padre Roque, você vai dar o exemplo com iniciativas que não vão comprometer o orçamento da cidade. No fim, Londrina vai reconhecer como você administrou", discursou Canziani.

"Claro que os deputados fizeram um acordo. O único apelo é para que possamos nos unir. Ninguém merece uma cidade com tantos sobressaltos. A escolha representa os anseios de toda a cidade", disse Cheida. "A escolha se estendeu até altas horas porque precisava de entendimento. É o mecanismo da democracia", também comemorou Hauly. "Os partidos que não foram contemplados têm de se preocupar com Londrina. A cidade não pode parar".

Cercado pelos deputados, Padre Roque se esforçou para demonstrar que não se deixará manipular pelas pretensões do grupo que o elegeu. "Alex não me coagiu nem me obrigou a nada. Numa nova eleição, não vamos apoiar nem Barbosa nem Hauly. Podem ficar tranquilos porque apenas quero beber dessa fonte de experiência. Estou começando agora e não posso ser ingênuo", afirmou. "É o governo interino do Padre Roque", frisou.

Em nome da coalizão, o prefeito interino divulgou o manifesto "Pacto Político por Londrina" – que diz ser a base de concordância entre os partidos. "Política é conversa e diálogo... Queira ou não o ser humano é movido por interesses, mas os interesses aqui tinham que ser a missão de trabalhar pela cidade", desconversou, quando perguntado sobre a divisão do bolo de cargos na prefeitura e na Câmara. No documento do pacto, uma lista de medidas para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores – demonstração de que o "grupão" dará as cartas nos dois poderes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]