• Carregando...
Eduardo Paes, 38 anos, com os filhos: aliado de Lula e do governador Sérgio Cabral será o prefeito mais jovem da história do Rio de Janeiro | Bruno Domingos/Reuters
Eduardo Paes, 38 anos, com os filhos: aliado de Lula e do governador Sérgio Cabral será o prefeito mais jovem da história do Rio de Janeiro| Foto: Bruno Domingos/Reuters

Rosinha se elege em Campos, berço do casal Garotinho

Rio - A ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB) foi eleita ontem prefeita de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o maior colégio eleitoral do interior do estado. Ela venceu o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT) com 54% contra 45% dos votos.

Leia a matéria completa

Rio de Janeiro - Na disputa de segundo turno mais apertada da história do Rio, o peemedebista Eduardo Paes bateu o verde Fernando Gabeira e foi eleito ontem prefeito da cidade. A diferença foi de 55.225 votos: o peemedebista teve 1.696.195 (50,83% dos válidos) contra 1.640.970 (49,17%) do verde.

Aos 38 anos, Paes é o mais jovem mandatário da história da cidade. Rejeitado pela zona sul, direcionou sua campanha para as zonas norte e oeste, regiões mais pobres e que reúnem mais eleitores, carimbou seu oponente como candidato da elite e anunciou-se como parceiro do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Dedico (a vitória) ao político que mudou a maneira de fazer política nessa cidade e no estado, que trabalha pela parceria: o governador Sérgio Cabral. O povo do Rio vai ver a partir de agora um trabalho de parceria. O Rio vai ficar muito melhor com Eduardo Paes, Sérgio Cabral e o presidente Lula’’, disse Paes às 19h53, diante de sua casa e ao lado de Cabral.

Paes, durante a crise do mensalão, chegou a chamar Lula de "psicótico’’, mas nesta campanha fez as pazes com o presidente e enviou carta com pedido de desculpas para a primeira-dama Marisa Letícia.

O candidato do PMDB usou fortemente na campanha declarações de Gabeira criticando a vereadora campeã de votos do Rio, Lucinha (PSDB), chamada de "analfabeta política’’ e apontada como tendo uma "visão suburbana’’.

Derrotado, Gabeira disse ontem não acreditar que a declaração tenha lhe custado a eleição. "Lucinha se transformou em uma guerreira, indignada com a campanha negativa, e colaborou com o nosso crescimento na zona oeste’’, declarou ao reconhecer a derrota, às 19h20.

Desde a introdução do segundo turno, em 1992, a eleição mais apertada até aqui tinha sido a de 2000, quando César Maia, que estava no PTB, bateu Luiz Paulo Conde, à época no PFL, por 67 mil votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]