• Carregando...

A Assembléia Legislativa aprovou sexta-feira o projeto que fixa os salários do governador Roberto Requião (PMDB) e do vice-governador, Orlando Pessuti (PMDB) para o próximo mandato. A remuneração do governador será de R$ 24,6 mil, igual à do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Já o vice vai receber 75% do salário do governador.

Ligação – O presidente eleito do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador José Antônio Vidal Coelho, recebeu, segundos após o resultado da eleição na sexta-feira, um telefonema do governador Roberto Requião (PMDB) parabenizando-o pela vitória. Durante a votação, havia um membro da Casa Civil acompanhando o pleito no TJ e passando as informações diretamente ao governador.

Gravação – O novo presidente do Tribunal de Justiça mostrou-se avesso a gravações por parte da mídia. "Eu falo e você escreve, sem gravações", disse o desembargador Vidal Coelho, durante as comemorações de sua eleição.

Processos – O desembargador Celso Rotoli de Macedo disse que espera um maior dinamismo por parte do Judiciário no Paraná a partir de 2007. "A morosidade é um grande problema. Há, por exemplo, quatro Varas da Fazenda Pública em Curitiba, cada uma com dois juízes. São 80 mil processos tramitando em cada Vara. Isso tem de ser melhorado".

Espanto – O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) ficou espantado ao saber da desistência do colega de partido Nereu Moura de ser candidato a presidente do Legislativo do Paraná. Segundo ele, que apoiava declaradamente Moura, a maioria da bancada peemedebista havia assinado um documento se comprometendo a apoiá-lo.

Força interna – Mauro Moraes afirmou que ainda continua defendendo a tese de que o futuro presidente da Assembléia Legislativa deve ser do PMDB. "Temos o governo do estado, o maior número de deputados e não podemos ficar sem essa. Muita água ainda vai rolar. Está cedo para se entrar de cabeça na disputa. É no último dia que se decide", disse.

Passou – A oposição conseguiu aprovar na Assembléia a emenda ao Orçamento do estado para 2007, estimado em R$ 18,8 bilhões, que impede o governo de contabilizar como despesas em saúde os gastos com saneamento básico, plano de saúde dos servidores e hospitais universitários.

Decisão – A bancada governista tentou retirar a emenda do substitutivo geral elaborado pela comissão de Orçamento, mas não pôde alterar o texto no plenário. Cabe ao governador Roberto Requião (PMDB) vetar ou sancionar. "Se ele vetar, vamos tentar derrubar no plenário", diz o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), um dos autores da emenda.

Imoral – O presidente do PPS do Paraná, Rubens Bueno, questiona o aumento do salário dos deputados federais, senadores e deputados estaduais. O PPS vai entrar com ação na Justiça contra o aumento. "Pode-se até ser questionada a legalidade, mas o aumento é imoral", disse.

Proteção – Os alunos das escolas estaduais do Paraná vão ficar livres do constrangimento de ter de vender rifas e bingo para comissões de formaturas ou para Associação de Pais e Mestres. A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade um projeto do deputado Luiz Carlos Martins (PDT) que restringe a prática. "É uma forma de proteger as crianças que, sem a companhia de um adulto, ficam sujeitas a atropelamentos, seqüestros e coisa pior."

Ausência – O deputado federal Gustavo Fruet entrou em contato na sexta-feira com o presidente do TRE, Clotário Portugal Neto, para justificar antecipadamente a ausência na sessão de diplomação dos eleitos, marcada para a próxima terça-feira. O deputado explicou que estará em Brasília, participando da solenidade de entrega do Prêmio Congresso em Foco. Indicado por jornalistas para compor a lista de 25 deputados que mais se destacaram, Gustavo Fruet ficou em segundo lugar na votação dos internautas.

Pinga-fogo

O deputado Jocelito Canto (PTB), acusado de improbidade administrativa quando foi prefeito de Ponta Grossa, divulgou um texto transcrevendo uma entrevista que ele próprio, em seu programa de rádio, fez a seu advogado particular, Renato Andrade, sobre ele mesmo ••• O deputado eleito, Ney Leprevost (PP), comemorou a eleição de Hermas Brandão (PSDB) para conselheiro e a candidatura única de Nélson Justus (PFL) para presidente da Assembléia ••• "Hermas vai agregar ao Tribunal de Contas a ação preventiva na prestação de contas iniciada por Heinz Herwig", disse ••• Os deputados estaduais não-reeleitos Neivo Beraldin (PDT) e José Domingos Scarpellini (PSB) deixaram a Assembléia Legislativa na sexta-feira com otimismo, dizendo "até breve".

**********

"Quando pensamos que a sua caixa de maldades já tinha acabado, você tirou a última."

Vanderlei Iensen (PMDB), deputado estadual, reclamando para André Vargas (PT) sobre o apoio do partido a Nélson Justus (PFL) para presidente da Assembléia.

política@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]