• Carregando...
Tasso Jereissati, antigo líder nacional | Roosewelt Pinheiro/Agência
Tasso Jereissati, antigo líder nacional| Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência

O número

R$ 100 milhões é o valor, previsto no contrato de quatro anos, que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal terão de desembolsar para continuar administrando a folha de pagamento dos mais de seis mil funcionários do Senado, conforme aprovou a Mesa Diretora. De acordo com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), primeiro-secretário da Casa, os recursos serão usados para modernizar as comissões permanentes e para a estrutura de internet do Senado. Há alguns anos, a Câmara dos Deputados já havia negociado o direcionamento do pagamento salarial de seus funcionários para os dois bancos.

Pinga-fogo

"Eu quero dar os parabéns a todas as mulheres brasileiras por esse dia tão especial e dizer que nós, mulheres, avançamos muito na conquista de direitos e de uma vida melhor no Brasil."

Dilma Rousseff (PT), presidente da República, em seu programa semanal no rádio, antecipando as homenagens ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo sábado.

  • Dilma Rousseff, presidente da República (PT)

Para garantir palanque eleitoral ao senador Aécio Neves (MG) durante a campanha presidencial, o PSDB tem se articulado para lançar candidatos "coadjuvantes" para os governos estaduais. Segundo os tucanos, a situação se justifica porque, diferentemente de 2010, quando houve uma polarização entre eles e os petistas, a entrada do governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, na disputa presidencial tem dificultado a formação de alianças regionais para o PSDB. Entre os exemplos, está o Rio Grande do Sul, onde a legenda está isolada. No Distrito Federal, enquanto Campos e Dilma Rousseff devem ter apoios conhecidos, os tucanos têm como apostas três pré-candidatos de pouca expressão. No Espírito Santo, o pré-candidato tucano é um ex-prefeito do interior. No Rio de Janeiro, por sua vez, a tentativa de lançar o treinador da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, ao governo não vingou. No Nordeste, o PSDB também tem reciclado veteranos para investidas ao governo, como o senador paraibano Cássio Cunha Lima e o antigo líder nacional, Tasso Jereissati (foto), no Ceará.

No limite

Levantamento do jornal O Globo mostra que as Assembleias Legislativas têm aumentando os gastos com pessoal ano a ano. Algumas até já extrapolaram o limite máximo de comprometimento da folha estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 2% do orçamento. Em Alagoas, por exemplo, os gastos passaram de 1,73% em 2011 para 2,16% no ano passado. Para burlar a lei, os deputados aumentaram o porcentual limítrofe para 3%. Mas, para o Ministério Público, a medida é inconstitucional. Também estão no vermelho as Assembleias do Pará e do Rio Grande do Norte, que ultrapassaram o limite legal, além de Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins, que estão perto do teto.

Não foi esquecida

Longe dos holofotes da mídia e da campanha política, a presidente Dilma Rousseff passou o feriado prolongado na base naval de Aratu, na Bahia, de onde deve retornar para Brasília hoje. Apesar de ter tirado o feriado para descansar, a presidente não escapou das brincadeiras de carnaval (foto) e apareceu cantando o hit "Lepo Lepo" em uma montagem na internet. O vídeo faz parte de uma série de vários outros em que Dilma aparece "cantando" músicas conhecidas do público.

Colaborou: Katna Baran.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]