• Carregando...
Manifestante no ato do dia 15 em Belo Horizonte: críticas a Dilma. | Marcelo Sant Anna/Fotos Públicas
Manifestante no ato do dia 15 em Belo Horizonte: críticas a Dilma.| Foto: Marcelo Sant Anna/Fotos Públicas

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22), pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra que para 84% dos entrevistados a presidente Dilma Rousseff (PT) sabia de corrupção na Petrobras, tema da investigação da Operação Lava Jato.

O levantamento nacional, realizado nos dias 16 e 17 deste mês, logo após as manifestações populares contra o governo, diz que desse total, 61% consideram que a presidente sabia da corrupção e “deixou que acontecesse”, enquanto 23% dizem acreditar que “ela não poderia fazer nada para evitá-la”.

Entre os que declararam ter votado em Dilma no segundo turno da eleição do ano passado, 74% acham que ela sabia da corrupção na Petrobras e 19% acreditam que ela não tinha conhecimento. Outros 8% não souberam responder. Entre os eleitores do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno de 2014, esses índices são de 94%, 3% e 3%, respectivamente.

Efeitos

Já na pergunta se a descoberta de corrupção na Petrobras prejudica a empresa, 88% dos entrevistados responderam que sim, dos quais 51% julgam que será por muito tempo e que o escândalo coloca o futuro da empresa em risco. Outros 23% consideram que será por pouco tempo.

Privatização

Para 61%, a Petrobras deve continuar sob controle estatal, conforme pesquisa do Datafolha. Outros 24% são a favor da privatização, de acordo com o levantamento.

A rejeição à venda da petroleira é maior entre os entrevistados que declaram apoio ao PT, de 67%. Entre os simpatizantes do PSDB, 56% são contra e 35% a favor.

A pesquisa foi realizada com 2.842 pessoas em 172 municípios brasileiros, e a margem de erro é de dois pontos porcentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]