• Carregando...
Faria: cotado para a segunda-vice, mas sem a Corregedoria | Diogenes Santos/Agência Camara
Faria: cotado para a segunda-vice, mas sem a Corregedoria| Foto: Diogenes Santos/Agência Camara

Em meio aos últimos ajustes entre os líderes partidários para a eleição do novo comando da Câmara, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), assinou ontem um ato passando o controle da Corregedoria, responsável por investigar denúncias contra parlamentares, para a 3.ª Secretaria. Segundo líderes, a medida atende ao PSD, que deve ocupar a segunda-vice-presidência, cotada para ficar com o deputado Fábio Faria (RN). O partido não queria o desgaste de assumir o poder de analisar a conduta de colegas.

Outro problema seria o envolvimento de Faria com a chamada farra das passagens, tendo utilizado a cota parlamentar para pagar passagens para artistas, como a apresentadora Adriane Galisteu, sua namorada na época. A expectativa é que um indicado do PT assuma o controle da Corregedoria. A mudança terá de ser confirmada pela próxima Mesa.

Blocos

O PT se uniu ontem ao PSDB e ao DEM para garantir a preferência na escolha de cargos na mesa diretora da Casa. A aliança foi interpretada como resposta à criação de um novo bloco de partidos puxado pelo PTB em conjunto com PPS, PV e PRB para conquistar um espaço na Mesa, que é definido de acordo com o tamanho dos partidos. Nos últimos minutos para registros dos blocos, o PT reagiu e criou um blocão com DEM, PSDB, PP e PSD, com 254 parlamentares.

No entanto, depois de toda essa movimentação, os líderes retomaram o acordo para a distribuição dos cargos na Mesa Diretora, desconsiderando os blocos partidários que foram formados. Em reunião com Marco Maia, eles definiram os postos seguindo a ordem de escolha de acordo com o tamanho das bancadas.

A eleição para Mesa Diretora da Câmara ocorre na segunda-feira. A presidência será disputada pelos deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o candidato oficial por ser indicado pelo maior partido, e pelos "avulsos" Júlio Delgado (PSB-MG), Chico Alencar (PSol-RJ) e a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES).

A chapa dos líderes é composta pelos candidatos: André Vargas (PT-PR) para 1.º Vice-presidente, Fábio Faria (PSD-RN), como 2º Vice-presidente, Márcio Bittar (PSDB-AC), como 1.º Secretário, Simão Sessim (PP-RJ), para 2.ª Secretaria, Maurício Quintella Lessa (PR-AL), para 3.ª Secretaria, Antonio Carlos Biffi (PT-MS), como 4.º Secretário. Os suplentes indicados são: Gonzaga Patriota (PSB-PE), Takayama (PSC-PR), Wolney Queiroz (PDT-PE) e um a ser indicado pelo DEM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]