• Carregando...

"Qual dos Hermas assumirá a cadeira de conselheiro do tribunal de contas?"

Do deputado Valdir Rossoni, ao declarar seu voto favorável à eleição do deputado Hermas Brandão para o TC, mas lembrando que, apesar de bons companheiros que já foram no passado, ainda não se refez dos ataques que sofreu recentemente.

Desembarcou ontem à noite em Curitiba o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. Hoje pela manhã desce a Paranaguá para cumprir sua missão: verificar as condições operacionais do porto administrado pelo governo paranaense.

Nardes preferiu não divulgar sua agenda de contatos. Tratou disso pessoalmente, dividindo essa tarefa nos últimos dias com a de elaborar o relatório em que denunciou a precariedade do sistema de controle do tráfego aéreo nacional. A única informação que vazou é de que no início da tarde, em lugar incerto, terá uma reunião a portas fechadas com a chamada "comunidade portuária"– formada por representantes de trabalhadores, agentes exportadores, entidades empresariais e outros.

Ele pretende se certificar da existência – ou não – do "rosário de irregularidades" no Porto de Paranaguá, mencionado no acórdão do TCU de novembro último.

Jocelito ainda tem tempo

O deputado Jocelito Canto, condenado pelo Tribunal de Justiça por improbidade, vai novamente recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a perda do mandato e do direito de exercer funções públicas por cinco anos.

Seu advogado, Renato Andrade (que também é juiz do TRE), deverá aguardar a publicação da decisão do STF para, provavelmente, entrar com um mandado de segurança. Como a publicação pode demorar, estaria assim garantida a diplomação de Jocelito no próximo dia 19 e sua posse como deputado reeleito. A denúncia de improbidade partiu do Ministério Público Estadual quando o deputado exercia o cargo de prefeito de Ponta Grossa (1997 a 2000).

Gente pessimista

Em outubro passado, o site do PPS lançou uma enquete com a pergunta: "Você acredita que o Ministério Público do Paraná vai tomar alguma atitude para acabar com a contratação de parentes no governo Requião?" A enquete bateu recorde de participação. Em apenas dois meses, 4.971 internautas opinaram. O resultado: 94% acham que o nepotismo vai continuar e que o MP não tomará nenhuma atitude. Os 6% restantes ainda acreditam na investigação que está sendo conduzida pelo subprocurador Luiz Eduardo Trigo Roncaglio. Em tempo: está para completar 1 ano o pedido de Rubens Bueno para que o órgão investigasse a contratação de parentes no governo.

Olho vivo

Sem descanso – O deputado Edson Praczyk não descansa enquanto o governo não fornecer informações completas a respeito da desapropriação do Haras Tamandaré. Ontem, ele voltou à tribuna para implorar ao procurador-geral Sérgio Botto de Lacerda que forneça informações sobre os critérios da avaliação que levaram o governo a pagar R$ 8,5 milhões por uma área de apenas 223 hectares. E lembrou que o prazo legal de 30 dias para o envio das informações se esgotou há 351 dias.

Diplomacia 1 – O plenário da Assembléia aprovou ontem o relatório da Comissão Especial de Investigações (CEI) sobre o não-cumprimento pelo governo estadual de reintegrações de posse determinadas pela Justiça de fazendas invadidas.

Diplomacia 2 – O relatório só foi aprovado graças a um truque diplomático. Foi suprimida do texto original a recomendação para que Roberto Requião fosse afastado por 180 dias, período em que seria deliberado o seu "impeachment".

Diplomacia 3 – Como estava, o relatório não seria aprovado, pois o governo conta com maioria na Casa. Mas nem por isso o texto final deixa de conter uma ameaça: se em 60 dias as reintegrações não forem feitas, aí sim será iniciado o processo de responsabilização do governador.

Criatividade – Meio cultural de Curitiba está fervendo com a informação de que o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço deixará de ser vinculado à Fundação Cultural e passará à tutela da Administração Regional da Boa Vista. O espaço, que já foi referência nacional como êmulo das artes, teme ser submetido ao mesmo processo de esvaziamento que vai ocorrer com o assoreado lago do São Lourenço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]