Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
economia

Para conter gastos, Umuarama reduz expediente de serviços públicos

Maior parte dos atendimentos será realizado das 7h30 às 13h30, sem horário para almoço. Entre os setores afetados pela decisão estão a Guarda Municipal e os postos de saúde

Com o objetivo de reduzir gastos, a Prefeitura de Umuarama, no Noroeste do Paraná, determinou expediente reduzido em diversos setores do serviço público, a partir desta segunda-feira (30). Além do Paço Municipal, a Guarda Municipal, a Farmácia Central e os postos de saúde vão funcionar das 7h30 às 11h30. A previsão é de economia de R$ 200 mil até o fim do ano.

Para tomar a decisão, o prefeito Moacir Silva (PDT) levou em consideração as médias das receitas e a arrecadação nos últimos meses, além da previsão até o final do ano. "Devemos levar em conta a responsabilidade na gestão fiscal que exige ações planejadas e transparentes, prevenindo riscos e corrigindo eventuais desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas", explicou em nota publicada no site do Município.

Nas escolas municipais, nos centros de educação infantil e nas creches, não haverá nenhuma mudança de horário. Os serviços de saúde vão funcionar alternadamente em horários de escala. Nos outros servidos que serão afetados, a adequação elimina o intervalo para almoço dos servidores, porque o início da jornada é adiantado e os atendimentos passam a ser realizados em apenas um turno.

"A mudança trará economia significativa, de quase 50%, no consumo de água, energia elétrica, telefone, combustíveis, material de expediente e demais despesas de rotina", calculou o secretário municipal de Administração, Armando Cordts.

Anteriormente, os serviços da prefeitura funcionavam em dois períodos. "Agora estamos tirando uma hora de atendimento, diminuindo também o vale transporte, combustível dos 200 veículos que rodam diariamente, além da luz para 2,4 mil funcionários", citou Cordts.

Serviços de saúde

A respeito dos serviços da saúde, a Prefeitura informou que o Posto de Saúde Central funcionará das 7 horas às 11h30, das 13h30 às 17 horas e das 18 horas às 20 horas. O Posto de Saúde do Parque San Remo e o Posto de Saúde do Jardim Cruzeiro vão das 7 horas às 13 horas e das 18 horas às 20 horas. No Pronto Atendimento não haverá mudanças – a unidade continua atendendo das 7 horas às 23 horas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.