• Carregando...

Curitiba – Professores da UFPR e UFRGS apostam que o candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, será o novo presidente do PT. Denis Rosenfield, professor de filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e editor da revista "Filosofia Política", acredita que mesmo com o apoio da esquerda petista, Raul Pont não deve vencer as eleições. "A tendência consiste na vitória de Berzoini. Ele conseguiu arrematar o PT paulista. "

O professor de ciência política da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Costa de Oliveira, concorda com Rosenfield. "Berzoini é favorito. Com algumas saídas do PT, como a do Plínio Arruda Sampaio, a candidatura do Campo Majoritário sai beneficiado. O movimento mais à esquerda do PT perde força."

Ambos também concordam que independente de quem vença, cresce o impasse dentro do PT. Rosenfield diz que há uma prática do governo que conflitua com a doutrina do partido. "O grupo do Berzoini defende a política macroeconômica, que contradiz os pontos programáticos do PT. E o PT cobra coerência em relação aos pontos doutrinários. O impasse não será resolvido, a esquizofrenia vai se acentuar".

Para Oliveira, o momento ideal de se fazer uma revisão nas práticas do governo seria só no ano que vem, nas próximas eleições. "O governo não pode ir para um direção e o partido para outro. O eleitorado quer estabilidade, no sentido em que haja coerência e consistência."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]