• Carregando...

O presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB), garante que a Casa aumentará a participação da sociedade no processo legislativo, no segundo semestre. "Nós temos trazido para a Assembléia Legislativa as entidades representativas, e espero que possamos contar cada vez mais com a participação da sociedade, porque assim teremos um Legislativo melhor sintonizado com a realidade dos paranaenses".

Audiências – Uma das formas de ampliar a participação popular, segunda Hermas Brandão, é a realização de novas audiências públicas de agosto em diante, principalmente a partir do trabalho das comissões técnicas permanentes. O presidente do legislativo diz ainda que "a tribuna da Assembléia também continuará sendo franqueada à sociedade civil organizada, a exemplo do que já vem ocorrendo cada vez com mais assiduidade. No primeiro semestre, por exemplo, só a Comissão de Direitos Humanos da Cidadania e de Defesa do Consumidor realizou quinze reuniões para tratar de assuntos pertinentes a seu".

Debate – O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) fará parte do grupo de entrevistados do programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, marcado para a próxima segunda-feira. Os temas serão as denúncias de corrupção no Brasil e o trabalho da CPMI dos Correios. Além de Fruet, participarão os deputados Denise Frossard (PPS-RJ), José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Maurício Rands (PT-PE) e os senadores César Borges (PFL-BA) e Ideli Salvati (PT-SC).

Mais recursos 1 – O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), relator da CPI Mista dos Correios, está aproveitando os pequenos intervalos dos trabalhos da comissão para manter contato com sua base eleitoral. Na sexta-feira, depois de dar entrevista em Curitiba, Serraglio foi a Guarapuava para anunciar a liberação de recursos referentes a emendas parlamentares apresentadas por ele.

Mais recursos 2 – De acordo com Serraglio, no total serão R$ 528 mil aplicados no município através da Secretaria Municipal de Educação. O dinheiro será destinado para a construção de telecentros comunitários de inclusão digital e ainda a construção, reforma e ampliação de centros culturais. A verba foi liberada através do Ministério da Cultura.

Indiferente – O senador Alvaro Dias (PSDB) está acompanhando de longe os preparativos para a renovação do diretório estadual do partido. "Estou atuando na Executiva Nacional. Não sei nem a data da eleição e não estou pensando nisso", disse. Envolvido com as CPIs no Congresso Nacional, o senador deixa o caminho livre para o atual presidente, deputado estadual Valdir Rossoni, ser reconduzido para mais um mandato em chapa única, na eleição marcada para agosto.

Facilidade – O vereador Ney Leprevost (PP) apresentou projeto de lei na Câmara para isentar idosos acima de 65 anos de pagamento de passagem nas linhas interhospitais, turismo e no centro da cidade. Atendendo a pedido de um grupo de idosos, o vereador afirma que a medida está de acordo com o Estatuto do Idoso. A prefeitura, segundo ele, tem condições de adotar a isenção porque o idoso sempre circula acompanhado, o que pode até aumentar o movimento nos ônibus.

Planos de saúde – O deputado Mauro Moraes (PL) apresentou projeto na Assembléia Legislativa para que o Paraná tenha uma legislação para os planos de saúde que atuam dentro do estado. Segundo Moraes, existem um grande número de queixas a respeito das doenças que não são atendidas pelos planos. "Pelo nosso projeto as empresas ficam obrigadas a atender todas as doenças listadas no Código Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde", disse o deputado.

De mudança – O líder da bancada do PPS na Câmara de Curitiba, vereador Zé Maria, afirmou que reuniu-se com o vereador Roberto Hinça (PFL), na última sexta-feira. De acordo com Zé Maria, foi encarregado pela bancada de seu partido de formular um convite a Hinça para que ele integre a chapa de candidatos a deputado estadual da sigla. O pefelista ainda não respondeu e afirma que tem convite de outras siglas.

No outro lado – O presidente municipal do PFL, vereador Fábio Camargo, afirmou que acha importante "conservar companheiros como Hinça e Julieta Reis na Sigla", mas que não pode impedi-los de mudar de partido. "O PFL vai voltar a crescer nas próximas eleições e vamos priorizar, na seqüência, aqueles que forem fiéis às propostas do partido", afirmou.

PINGA-FOGO

* A deputada federal Selma Schons (PT) participa na sexta-feira do lançamento da candidatura da deputada Maria do Rosário (PT-RS) à presidência nacional do partido, no Rio de Janeiro

* Rosário e Selma integram o Movimento PT, tendência interna ao PT. A tendência decidiu lançar candidatura própria em abril, durante encontro nacional realizado em Brasília.

* Está nascendo para a eleição de 2006 uma dobradinha entre o ex-prefeito, Cassio Taniguchi (PFL) para deputado federal e o vereador licenciado e secretário municipal para Assuntos Metropolitanos, Rui Hara (PSDB), para deputado estadual.

* Na Câmara Municipal de Curitiba, pelo menos 12 vereadores serão candidatos a deputado no ano que vem.

* O diretor do Hospital Moisés Paciornik vai receber voto de louvor pela Assembléia Legislativa pelo trabalho dedicado à medicina no Paraná.

* A proposta foi apresentada pelo deputado estadual, José Domingos Scarpelini (PSB).

* O deputado Luis Carlos Martins (sem partido)pretende instituir o programa de preservação do patrimônio público e particular no Paraná, com punições rigorosas para pichadores.

* Martins também apresentou projeto de lei que autoriza o governo estadual a implantar o programa de conscientização e educação no trânsito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]