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Ranking dos estados

1 - Espírito Santo 8,96

2 – Pernambuco 8,14

3 - São Paulo 7,95

4 - Santa Catarina 7,60

5 – Piauí 7,21

6 - Distrito Federal 6,92

7 - Mato Grosso 6,90

8 – Ceará 6,80

9 - Rio de Janeiro 6,72

10 - Minas Gerais 6,72

11 - Rio Grande do Sul 6,62

12 – Pará 6,37

13 - Mato Grosso do Sul 6,10

14 – Amazonas 5,99

15 – Paraná 5,84

16 – Amapá 5,67

17 – Rio Grande do Norte 5,27

18 – Paraíba 4,90

19 – Goiás 4,78

20 – Alagoas 4,74

21 – Bahia 4,24

22 – Maranhão 4,14

23 – Tocantins 3,92

24 – Acre 3,58

25 – Roraima 3,53

26 – Sergipe 2,42

27 – Rondônia 0,85

Ranking das capitais

1 – Recife 8,70

2 – Vitória 7,61

3 – São Paulo 7,14

4 – Curitiba 6,74

5 – Belo Horizonte 5,50

6 – João Pessoa 5,50

7 – Natal 5,48

8 – Fortaleza 5,31

9 – Florianópolis 5,24

10 – Maceió 5,09

11 – Porto Velho 5,00

12 – Palmas 4,97

13 – Salvador 4,96

14 – Belém 4,85

15 – Porto Alegre 4,82

16 – Boa Vista 4,81

17 – Manaus 4,52

18 – Cuiabá 3,92

19 – Macapá 3,92

20 – Rio Branco 3,27

21 – Rio de Janeiro 3,18

22 – Teresina 2,93

23 – Goiânia 2,81

24 – São Luís 2,75

25 – Campo Grande 2,70

26 – Aracaju 1,36

O Paraná é o 15º colocado no Índice de Transparência do site Contas Abertas, divulgado nesta sexta-feira (30). O ranking, que analisa os portais de governos e prefeituras, está em sua terceira edição e leva em conta o conteúdo dos sites, a freqüência de atualização e a facilidade do uso. Os líderes são Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo. Entre as capitais, Curitiba é quarta colocada, atrás de Recife, Vitória e São Paulo (veja o ranking abaixo).

Para esta edição, o Índice teve alterações na metodologia em função da evolução da prestação de conta dos governos. Passou-se a cobrar mais conteúdo e o peso da usabilidade (nível de facilidade para se chegar a uma informação) aumentou.

Apesar de ocupar a 15ª colocado, o Paraná ficou acima da média nacional, de 5,66. A nota do estado foi de 5,84. O critério com menor pontuação geral foi o de "Usabilidade" - a média dos estados ficou em 4,98. Neste índice o Paraná fica abaixo da média nacional, com 4,9.

Segundo o Contas Abertas, o portal de transparência do Paraná possui quase todos os itens de interação com o usuário exigidos no levantamento: manual de navegação, perguntas frequentes, glossário simples e fale conosco por telefone. O portal não contém glossário interativo.Uma falha apontada pelo Contas Abertas é a impossibilidade de download de todas as consultas relacionadas à despesa para Excel, como é o caso das pesquisas por "gastos públicos".

Além disso, o formulário mais completo do portal, chamado "Relatório de Despesa", permite poucos cruzamentos de dados, de acordo com o levantamento. É possível filtrar a consulta por mês, ano, órgão, natureza da despesa, dotação inicial, autorizada, empenhado, liquidado e pago. O ideal, segundo o Contas Abertas, seria um sistema que possibilitasse o cruzamento de todas as fases da execução e classificação orçamentária. Além disso, o formulário restringe opções de consulta, pois permite apenas a escolha de uma das etapas de execução fornecida.

O portal do governo do Paraná havia perdido posições no levantamento de 2012, quando ficou em 14º lugar (em 2010, era o quarto melhor do país). Desta vez, não é possível fazer uma comparação, pois houve uma mudança de metodologia: o Contas Abertas deu mais peso para a "usabilidade", que mede a facilidade com que o internauta acessa os dados. O levantamento dos portais das prefeituras foi feito pela primeira vez neste ano.

O ranking mostra Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo como os estados mais transparentes do Brasil. Na parte de baixo da tabela aparecem Roraima, Sergipe e Rondônia. Os portais de prefeituras com as notas mais baixas são São Luís (MA), Campo Grande (MT) e Aracaju (SE).

Prefeitura

Em relação ao portal da prefeitura de Curitiba, o Contas Abertas avalia que a ferramenta possui todos os critérios exigidos para a interação com o internauta: perguntas freqüentes (FAQ), manual de navegação, glossário simples e glossário interativo e canal de Fale Conosco por email e telefone. O portal possibilita o download de todas as pesquisas de consultas realizadas, tanto de receita como despesa. O formato para esse download é tanto em formato texto, em arquivos PDF e planilhas em Excel, como por banco de dados para acesso no tópico WebService.

Um ponto negativo é que o conteúdo do portal está em mais de um site nas informações sobre licitações, porém com link no site principal. É necessário apenas um clique para o usuário chegar ao formulário mais completo.

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