• Carregando...
Diego Garcia votou sim e Ênio Verri votou não pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. | Câmara dos Deputados/
Diego Garcia votou sim e Ênio Verri votou não pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.| Foto: Câmara dos Deputados/

Paraná, presidente e Brasil foram algumas das palavras mais utilizadas nos discursos de deputados federais do estado que se posicionaram favoravelmente ao prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Do outro lado, os quatro parlamentares do estado contrários à saída da petista citaram principalmente as palavras respeito e democracia.

Veja abaixo a nuvem de palavras com os discursos dos paranaenses

Entre os favoráveis ao impeachment, as expressões Lava Jato e Sergio Moro também foram destaques. O deputado Diego Garcia (PHS), por exemplo, além de citar os paranaenses “que acreditam no resgate da moralidade na política, disse ter orgulho de pertencer à “terra da Lava Jato”. “Avante, Polícia Federal! Sim ao impeachment”, finalizou no discurso.

Teve também quem ultrapassou a barreira do âmbito federal e criticou o governador Beto Richa (PSDB). “Se as leis são para todos, se as pedaladas condenam Dilma, devem condenar também governadores como do meu estado. Senhor Beto Richa, a sua hora está chegando, meu voto é sim!”, disse Christiane Yared (PR).

Grande parte dos deputados favoráveis ao impeachment citou também suas regiões de origem, como Luciano Ducci (PSB), ex-prefeito de Curitiba; Toninho Wandscheer (Pros), de Fazenda Rio Grande; e Osmar Serraglio (PMDB), que falou de Umuarama. Aliel Machado (Rede) citou Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais no discurso contrário ao impeachment.

Entre os petistas, Ênio Verri destacou o que classificou de “golpe” à constituição. “Em respeito aos 200 milhões de habitantes desse país, que lutaram e morreram pela democracia. E que nesse momento querem transformar essa casa num colégio eleitoral aplicando um golpe à nossa constituição, em respeito aos trabalhadores, eu voto não”, discursou.

A democracia e a constituição também foram expressões de destaque no discurso de Assis do Couto (PDT). “Pela cidadania dos mais pobres desse país, o meu voto é não”, finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]