• Carregando...
O senador Aloysio Nunes | José Cruz/ABr
O senador Aloysio Nunes| Foto: José Cruz/ABr
  • A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini

O ministro da Defesa, Celso Amorim, terá de responder a um pedido de informações feito pelo Senado a respeito de um suposto manual de contrainteligência elaborado pelo Exército. A existência do documento foi apontada por reportagem da revista Carta Capital, que o descreve como um conjunto de normas que reúne "todas as paranoias de segurança herdadas da Guerra Fria e mantidas intocadas". O manual, com 162 páginas, teria sido produzido em 2009, quando Nelson Jobim comandava o Ministério da Defesa. Ele teria um caráter de "reservado". Segundo a revista, há um conjunto de orientações técnicas para espionar qualquer cidadão, mas com foco em "potenciais inimigos": cidadãos não fardados e estrangeiros. O pedido de explicações a Amorim foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e foi formulado pelo senador Aloysio Nunes (foto, PSDB-SP), que quer saber se o manual existe e se a Marinha ou a Aeronáutica possuem documentos semelhantes.

Para pensar...

"Há países que sequer permitem a compra de terras por indivíduos de outras nacionalidades. No mundo de hoje, informação é fundamental. Precisamos saber nas mãos de quem estão nossas terras. É uma questão estratégica, de soberania e até de segurança alimentar."

Do consultor-geral da Advocacia-Geral da União, Arnaldo Sampaio Godoy, defendendo as restrições sobre a compra de terras por parte de estrangeiros na Amazônia. Segundo ele, esse tipo de regra é comum no mundo inteiro e não é discriminatória.

Incentivo ao recadastramento

O vereador curitibano Professor Galdino atendeu aos apelos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e está divulgando o recadastramento biométrico, obrigatório para todos os eleitores curitibanos. Na noite de sexta-feira ele estava nas imediações da Rodoferroviária, fazendo a distribuição de folhetos explicativos. Mais informações sobre o recadastramento podem ser obtidas com o TRE, no telefone (41) 3330-8674.

13 deputados

A bancada estadual do Rio de Janeiro do recém-criado PSD acaba de aumentar para 13 deputados. O número foi alcançado com a filiação da ex-atriz Myrian Rios, que estava no PDT. O PSD, fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, se tornou o maior partido da Assembleia Legislativa do Rio.

Boca no trombone

Os descontentes com as versões preliminares do Código Florestal – que tramita no Senado – terão a chance de dar sua opinião sobre o tema nesta segunda-feira. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa vai realizar uma audiência pública com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, de povos indígenas, de quilombolas e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O texto deve ser votado até o fim de novembro no Senado.

Dilma viajando

Antes de encerrar seu primeiro ano de presidente, Dilma Rousseff ainda deve passar por mais cinco países. Estão previstas viagens a quatro países da América do Sul: Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Além disso, a presidente viajará a Cannes, na França, onde participará de uma reunião do G-20. Será na quarta e quinta-feira desta semana.

Em julgamento

Dos 27 governadores eleitos em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu pedidos de cassação contra 12. Na semana passada, o tribunal julgou o pedido contra a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (foto, DEM). O pedido foi negado pela maioria dos ministros. Segundo a ação, durante o primeiro semestre de 2010, Rosalba foi beneficiada com 104 aparições na TV Tropical, de propriedade do senador Agripino Maia (DEM). Os outros 11 processos são contra Tião Viana (AC), Teotonio Vilela (AL), Omar Aziz (AM), Cid Gomes (CE), Siqueira Campos (TO), Wilson Martins (PI), Anchieta Junior (RR), Antonio Anastasia (MG), Roseana Sarney (MA), André Puccinelli (MS) e Sérgio Cabral (RJ). Em sua maioria, os processos se baseiam em acusações de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Pinga-fogo

"A verdade é esta. Enquanto não vira escândalo, há uma certa complacência, o governo parece que convive bem com esse aparelhamento absurdo da máquina pública."

Aécio Neves (PSDB-MG), senador, a respeito das suspeitas de irregularidades no Ministério do Esporte.

* * * * *

Colaborou: Rosana Félix.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]