• Carregando...

O esforço para, de um lado, blindar Lula, e, de outro, salvar a pele de alguns mensalistas produziu um milagre: pela primeira vez desde sua eleição à presidência da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) está atuando em perfeita sintonia com o Planalto.

Bode na sala – Em reunião realizada na semana passada no gabinete do líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante, o PSDB ameaçou apresentar requerimento convocando Fábio Luís Lula da Silva a depor na CPI dos Correios.

Empurrãozinho – Ao lado do acordo para manter fechada a caixa-preta dos fundos de pensão, a ameaça de chamar o filho do presidente fez com que os petistas abandonassem o projeto de convocar o tucano Eduardo Azeredo.

Para inglês ver – A nova direção petista tenta vender a idéia de que, a despeito de seu fracasso, esforçou-se para aprovar alguma medida mais dura contra o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Não há muita gente disposta a acreditar.

Lista de chamada – Integrantes da UNE entravam ontem em salas de aula na UnB para, depois de rezar o terço do "complô das elites contra Lula", convocar os estudantes para a manifestação pró-governo marcada para o próximo dia 16.

Contrapropaganda – Tão logo saía de uma sala a tropa da UNE, entrava a do PSTU, chamando os alunos para protesto contra o governo no dia 17. Sobre os cartazes da entidade estudantil, os militantes do partido colavam outros associando a imagem de Lula ao episódio dos dólares na cueca.

Partido-governo 1 – O portal de intranet da Caixa Econômica Federal exibe um artigo em que o vice-presidente Fernando Nogueira da Costa atribui as críticas ao governo Lula à "clivagem ideológica" entre esquerda e direita.

Partido-governo 2 – No texto, originalmente publicado na Folha, Costa condena a "crítica moralista de direita" à ocupação de cargos. No governo, há quem se pergunte por que tais considerações foram parar na intranet da CEF.

Quase lá 1 – A CPI dos Correios identificou pelo menos um caso de dinheiro do "valerioduto" pagando despesas do primeiro escalão de Lula: honorários do advogado Aristides Junqueira para defender Olívio Dutra, então ministro das Cidades, em 2003 e 2004.

Quase lá 2 – Junqueira defendeu Olívio em processos no STF e na Justiça gaúcha. O primeiro, referente a seu governo no estado. O outro questionava a participação do ministro na campanha de 2004.

Outro lado – A assessoria de Olívio diz que, à época, ele ignorava a ligação PT-Valério e que foi o partido o responsável pelo pagamento.

Pegando onda – A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) foi apontada por 13% dos entrevistados de uma pesquisa realizada no Nordeste como "o político de maior credibilidade no Brasil". A resposta era espontânea, e foram ouvidas 500 pessoas no levantamento.

Jogo da verdade – Apenas um detalhe anima os parlamentares da CPI dos Correios em semana de depoimentos pouco cotados: como não é investigada, Zilmar Silveira, sócia de Duda Mendonça, será ouvida como testemunha e não poderá mentir para se defender.

Tiroteio

Do deputado tucano Antônio Carlos Pannunzio (SP) sobre o presidente do TSE, Carlos Velloso, que defendeu punições mais rigorosas para o caixa dois de campanhas eleitorais:

– Se houvesse medida mais dura, ela teria de começar punindo Lula. Afinal, foi ele quem disse ser essa prática comum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]