• Carregando...

Os deputados estaduais repudiaram a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou a candidatura de Antonio Belinati (PP) e ameaçaram ontem aprovar uma moção de repúdio contra o que consideram um "atentado à democracia".

Os discursos inflamados de apoio a Belinati durante a sessão da Assembléia Legislativa partiram de aliados e de adversários. É consenso de que a cassação deveria ter sido julgada pelo TSE antes da eleição e não dois dias após o segundo turno.

Outra problema levantado pelos deputados é o precedente aberto para outros prefeitos eleitos que estão pendurados no TSE, aguardando decisão final.

O deputado Stephanes Júnior (PMDB) foi o primeiro a puxar a fila dos descontentes com a Justiça Eleitoral. Chegou a defender que possíveis prejuízos dos manifestantes em Londrina sejam cobrados do TSE.

O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), não quis entrar no mérito do julgamento, mas também discordou da decisão extemporânea. "Uma canetada brusca arranha a democracia", afirmou.

A deputada estadual Rosane Ferreira (PV) criticou a demora da Justiça no julgamento de processos e Ney Leprevost (PP) disse que a Constituição Federal foi rasgada porque estabelece que "todo poder emana do povo e por ele será exercido".

Alguns deputados estavam dispostos a tomar uma atitude mais radical contra o TSE e cogitaram a idéia de aprovar uma moção de repúdio, mas a proposta não avançou. O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse que a Justiça colocou as manguinhas de fora pela omissão do Legislativo. Ele insinuou uma eventual interferência política no julgamento. "Foi cometida uma fraude, a manipulação de um sujeito oculto que deve ser muito forte e poderoso", afirmou.

Além das críticas, o deputado Tadeu Veneri (PT) defendeu que os legislativos tomem medidas práticas para evitar a repetição do que está ocorrendo. A solução, segundo ele, seria cobrar rapidez no julgamento das ações envolvendo políticos. "Estamos votando aqui contas de governadores que já deixaram o cargo há 5 anos. Por que tanta demora do Tribunal de Contas? A população fica com a impressão que existe certa tolerância com os casos envolvendo políticos", afirmou.

Para o deputado Jocelito Canto (PTB), Belinati não deveria se preocupar porque está com a "alma lavada" depois de ter sido reeleito mesmo tendo enfrentado até a prisão. "Não precisa nem pegar esse mandato. O senhor já enfrentou a máquina do governo federal, estadual e municipal e deu uma rasteira em todo mundo, tipo Bruce Lee contra os 50 chinezinhos. Já ganhou moralmente o respeito do povo", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]