• Carregando...

Apesar da similaridade nos escândalos internos, PT, PSDB e DEM têm adotado estratégias diferentes na maneira de tratar os envolvidos. No calor da crise, os democratas dissolveram o diretório do Distrito Federal na semana passada e, ainda que tardiamente, pressionaram o governador José Roberto Arruda e o vice Paulo Octávio a deixar a legenda.

Já os petistas e tucanos adotaram uma estratégia semelhante. O senador Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais e réu no processo do mensalão mineiro, nunca foi punido pela direção do PSDB. E os petistas elegeram no último dia 20 o ex-ministro José Dirceu (apontado como líder do mensalão de 2005) para a executiva nacional do partido.

Além disso, o PT refiliou na semana passada o empresário Hamilton Lacerda, que foi acusado pela Polícia Federal por participar de outro escândalo petista: a suposta compra, por R$ 1,7 milhão, de um dossiê contra candidatos do PSDB na campanha de 2006. O caso ficou conhecido na época como o escândalo dos "aloprados".

Na semana passada, José Dirceu disse que não há como comparar a situação do DEM e do PT. Segundo ele, o mensalão petista nunca existiu; o que teria havido seria apenas a prática de caixa 2 (doações ilegais de campanha). "Não há nenhuma similaridade com o que aconteceu em Brasília porque aqui (no escândalo do DF) as fotos e os fatos dizem tudo", disse Dirceu.

"Nós punimos nossos afiliados que cometem qualquer desvio de comportamento. E o PT, o que faz? Transforma eles em heróis, como José Dirceu e outros tantos", afirma o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO). O parlamentar foi o autor do pedido de expulsão de Paulo Octávio e da dissolução do DEM diretório brasiliense.

Apesar disso, para a cientista política Maria do Socorro Braga, da USP, o DEM terá mais dificuldades de reagir aos escândalos. "A direita brasileira caminha para um processo de enfraquecimento, o que é ruim em uma democracia representativa como a nossa." (AG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]