Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vôo 2114

Passageiros dizem que houve tumulto em vôo da Varig

Vôo que seguiria de Congonhas para Porto Alegre teve problemas na decolagem. Turbina direita teria pegado fogo; companhia ainda não divulgou informação oficial

Passageiros do vôo 2114 da Varig com destino a Porto Alegre, que enfrentou problemas durante a decolagem na noite de domingo (23), no Aeroporto de Congonhas buscar, em São Paulo, contaram que houve tumulto e desespero dentro da aeronave. A aeronave já estava prestes a iniciar a decolagem, quando teria começado a sair fumaça da turbina direita.

"Começou a sair muita fumaça e uma labareda rápida, mas com grande quantidade de fogo buscar. No começo, vimos o fogo e não sabíamos de onde vinha. Foi assustador, ainda mais depois de tanta coisa que tem acontecido", disse a personal trainer Danusa Zanella, 35.

De acordo com ela, o comandante chegou a cogitar que o incidente tivesse sido provocado por restos de combustível na turbina, que teria provocado superaquecimento, mas a Varig ainda não se pronunciou oficialmente.

A personal trainer contou que houve tumulto dentro da aeronave e um passageiro abriu uma janela de emergência. "Uma equipe médica entrou logo em seguida porque havia muita gente chorando e desesperada. Ainda ficamos uns 20 minutos dentro do avião depois dessa confusão."

Segundo a psicóloga e gerente de treinamento em recursos humanos Cristina Roggia, 36, até que os passageiros conseguissem sair, a aeronave ficou parecendo um "formigueiro". "Estava todo mundo em pânico, as pessoas aflitas. O vôo devia estar 90% lotado, com todo mundo desesperado para sair pela porta de emergência."

Ela contou que a Varig providenciou um ônibus para fazer o traslado dos passageiros do Aeroporto de Congonhas para Cumbica buscar, em Guarulhos, Grande São Paulo.

"Ficamos esperando uma meia hora em Congonhas e depois seguimos para Guarulhos, onde já fomos direto para a sala de embarque, mas ninguém explicou nada. O outro vôo saiu por volta de 1h, com o mesmo número e a mesma tripulação, e chegamos às 3h15 em Porto Alegre", disse Cristina.

No domingo, a companhia aérea informou que a aeronave passou por uma "manutenção não programada" e, por este motivo, os passageiros tiveram que ser transferidos para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

A assessoria de imprensa da Varig afirmou que se pronunciará sobre o ocorrido na manhã desta segunda-feira (24). Procurada, a empresa não havia divulgado nenhum comunicado até as 10h30. O vôo seguiria de Congonhas para Porto Alegre.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.