• Carregando...

"Se cortar os cargos já dá para pagar o aumento prometido."

Reni Pereira (PSB), defendendo a extinção dos cinco cargos do Serlopar que serão aproveitados pelo governo mesmo com o fim do órgão.

Passou – O projeto que permite ao governo indicar profissionais que não são servidores públicos como diretor jurídico e diretor administrativo do Paranáprevidência foi aprovado ontem pelos deputados estaduais. Apenas duas emendas do professor Luizão (PT) que já haviam sido apresentadas com o aval do autor Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) foram aprovadas. A que impede a nomeação de parentes para o cargo de diretor e acaba com o parecer conclusivo do diretor jurídico.

Reserva – Das quatro diretorias do Paranaprevidência, duas – previdenciária e financeira – terão que ser ocupadas por servidores públicos. As outras – administrativa e jurídica– passam a ser preenchidas por pessoas de fora do quadro e escolhidas pelo governador. Atualmente, a lei obriga a nomear funcionários públicos.

Segura – A bancada do governo bem que tentou evitar o desgaste de ter que derrubar ontem no plenário as emendas que contrariam os interesses do funcionalismo, mas não teve sucesso. O deputado Nereu Moura (PMDB) invocou o Regimento Interno e fez um apelo ao presidente da Casa, Nelson Justus (DEM) para suspender a apreciação de três emendas ao projeto de reajuste porque todas haviam recebido parecer contrário na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Coro – O parecer pela inconstitucionalidade na CCJ foi assinado pelo próprio Nereu Moura, relator da matéria. A estratégia era liquidar o assunto na própria comissão, mas Justus teve outro entendimento. "Em tese, projetos com parecer contrário na CCJ não devem vir a plenário, mas o Regimento Interno permite e desde o mandato passado estamos votando assim", disse o presidente da Casa.

Livre – A mensagem do governo que dispensa o pagamento de IPVA dos veículos baixados pelo Detran ou que serão leiloados como sucata recebeu parecer favorável ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator Reni Pereira (PSB) só fez uma ressalva ao governo por não ter enviado a mensagem incompleta. "Faltou o número de carros envolvidos e de quanto será a perda de receita do estado", disse. O deputado pediu diligências da CCJ cobrando as informações do governo.

Substituto – Com a viagem do governador Roberto Requião (PMDB) ao Japão, quem vai dirigir as reuniões do secretariado, nas próximas duas terças-feiras, será o vice Orlando Pessuti (PMDB). O tema em pauta na próxima semana será o biocombustível.

Ouvidoria – O procurador de Justiça Wanderley Batista da Silva foi eleito nesta semana o primeiro ouvidor-geral do Ministério Público do Paraná. Entre as atribuições do novo órgão, está a criação de canais permanentes de comunicação com a comunidade, para recebimento de denúncias, críticas, sugestões e elogios.

Reforma – Os deputados federais, que integram a Frente Parlamentar para Reforma Tributária para Micro e Pequena Empresa na Câmara Federal, virão ao Paraná para explicar aos deputados e aos parlamentares dos outros dois estados do Sul como funcionará a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O encontro será na sexta-feira, às 17 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa.

Nepotismo – O município de Santa Helena, vai discutir o fim do nepotismo. A proposta do vereador Armandinho Prata é para proibir contratação de parentes no Legislativo e Executivo municipal.

Candidatura – O vereador Pedro Paulo, vice-líder do PT na Câmara Municipal, concorda com a opinião do deputado federal Dr. Rosinha (PT), sobre a apresentação de candidatura própria do partido nas eleições do próximo ano, em Curitiba.

Pinga-fogo

A ex-deputada federal Dra. Clair filiou-se ao PMDB ontem e voltou a declarar que é candidata para disputar as prévias do PMDB para a prefeitura ••• "Aceitamos o convite das lideranças do PMDB em colocar o nosso nome à disposição do Partido, como pré-candidata à prefeitura de Curitiba", disse ••• O governador Roberto Requião viaja hoje para o Japão, em uma comitiva de 20 pessoas, entre políticos e empresários ••• Ele entrega o convite para a família Imperial participar das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil e chefia uma missão empresarial ••• Mas antes de embarcar, prometeu conversar com os deputados da base aliada, em um almoço no novo Palácio das Araucárias ••• Os deputados vão pedir um relacionamento mais estreito com a Casa Civil, querendo participar da agenda de inaugurações do governador no interior ••• "Serão 39 escolas, 60 centros de saúde e 150 quadras de esportes", enumerou o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]