• Carregando...

Mesmo com os tumultos que impediram a conclusão da audiência pública sobre os novos pedágios no Paraná, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concordou em mudar a instalação da praça de pedágio pra depois da entrada da Estrada da Graciosa. O problema agora é a paternidade da idéia.

Paternidade 2 – O prefeito Beto Richa havia afirmado antes da audiência que iria levar a idéia para a audiência em nome da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Mas Beto não pôde comparecer à audiência porque teve que atender o representante do BID e apresentar o projeto do Eixo Metropolitano. Com isso, o presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, que também defendia a idéia antes, garante que a mudança foi acatada por sua sugestão.

Outra entrada – As lideranças políticas contra o pedágio vão defender agora a mudança de outra praça de pedágio, para depois do trevo de Garuva. Com isso, um outro acesso ao litoral ficaria livre do pagamento da tarifa. Além disso, evitaria que a concessionária da rodovia ganhasse "de brinde", a estrada de acesso a Garuva.

Voto aberto – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), assinou a lista de apoio à candidatura do vice-governador Orlando Pessuti à vaga de conselheiro do TC. Brandão afirma que como presidente não precisaria votar, mas fez questão de deixar "sua postura transparente".

Comunistas – As mudanças no secretariado do governo estadual em função das eleições não vão tirar a Paraná Esporte das mãos do PC do B. O atual presidente, Ricardo Gomyde, que se desincompatibiliza no dia 31 de março para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, será substituído pelo seu chefe de gabinete, Milton Alves. O substituto é o presidente do PC do B no Paraná.

Enquete – O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, está iniciando uma enquete em seu site, o www.drluciano.com.br, para saber a opinião sobre as obras propostas da prefeitura para a avenida Visconde de Guarapuava. Além de perguntar, o site apresenta uma defesa do fim do estacionamento nas laterais da avenida e a melhoria do tráfego na região.

Novidade – O líder do prefeito na Câmara, vereador Mário Celso (PSDB), lembrou de outras alterações no sistema viário de Curitiba que provocaram grandes polêmicas. "Quando o Jaime Lerner implantou o calçadão na Rua XV, os comerciantes ficaram desesperados. Depois foi a implantação das canaletas do expresso, também provocou protestos. As pessoas resistem ao que é novo", argumenta.

Ofendido – O plenário do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região aprovou na sessão de quinta-feira um voto de desagravo ao desembargador Carlos Eduardo Thompsom Flores Lenz por ter sido ofendido "em sua honra e dignidade com críticas ofensivas dirigidas a ele pela imprensa paranaense". Recentemente, Lenz proferiu decisão em que determinou a manutenção do contrato das contas do governo do estado no Banco Itaú. As críticas foram publicadas reproduzindo declarações de representantes do governo paranaense.

Nepotismo – A Câmara de Vereadores de Carambeí aprovou por unanimidade projeto que proíbe a contratação de parentes para cargos públicos. A proibição é válida para os poderes Legislativo e Executivo, e veta a nomeação de cônjuges ou parentes consangüíneos ou afins até o terceiro grau. A lei vai atingir o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores, senador e deputados federais e estaduais que tenham domicílio eleitoral na cidade.

Patrimônio – A emenda parlamentar do deputado federal André Zacharow (PMDB), destinada a Antonina, foi liberada pelo governo federal. O prefeito Kléber Fonseca (PDT) vai receber R$ 108 mil para a revitalização da praça Romildo Pereira e obras de conservação do trapiche. A praça é o principal ponto turístico da cidade e receberá melhorias para atrair turistas para os restaurantes e lojas de produtos artesanais.

Pinga-fogo

* O deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB) decidiu ingressar com uma ação na Justiça para tentar anular o edital de licitação para o novo pedágio no Paraná e também a audiência pública, da última quinta-feira, interrompida por um tumulto.

* "Entrei na Justiça considerando o cinismo da resposta dos diretores da ANTT, após a interrupção da Audiência Pública", argumentou Scarpellini.

* O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, licenciou-se do cargo ontem à tarde, para começar sua campanha para ser indicado candidato a presidente pelo PMDB.

* A prévia peemedebista está marcada para o dia 19 de março e o outro concorrente é o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.

* A licença de Rigotto vale até 20 de março, até lá, o vice Antonio Hohlfeldt fica no cargo.

* A discussão sobre o fim das vagas de estacionamento na Visconde de Guarapuava uniu vereadores de todos os partidos.

* De petistas a parlamentares da base de apoio ao prefeito, todos pedem maior discussão antes da ação da prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]