• Carregando...

O carro-chefe da Assembléia não devem ser os projetos neste segundo semestre. Para Justus, essa é uma responsabilidade de cada deputado. O presidente diz que a prioridade será a discussão de grandes temas, como a unificação da data das férias escolares com a do início da temporada de verão. Na lista, também estão a TV Assembléia, o painel eletrônico e o centro de apoio aos deputados na elaboração de projetos.

Freio – A declaração do presidente municipal do PMDB, Doático Santos, de que o partido tende a optar pela candidatura do reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, revirou a legenda. João Arruda, secretário-geral do PMDB, disse ontem que a escolha será feita através de consenso e passa necessariamente pelos deputados Mauro Moraes – o mais votado do partido em Curitiba –, Rodrigo Rocha Loures, Reinhold Stephanes (pai) e Marcelo Almeida.

Consulta – Segundo Arruda, o partido precisa ouvir os deputados com votações expressivas em Curitiba e que terão peso na escolha do candidato a prefeito da capital. A direção estadual do PMDB delegou a Arruda a análise da situação política do PMDB nos maiores municípios do Paraná. "Vamos com candidaturas próprias e aliados, num primeiro ou segundo momento, com os partidos que fazem parte da base do governo Requião", disse.

Fim – O deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) disse que a direção municipal vai acabar com o partido se optar por Moreira. "Não vamos eleger um vereador e vai ser um fiasco", prevê. Pré-candidato a prefeito de Curitiba e disposto a levar sua candidatura até o fim, Stephanes defende que o partido lance um nome forte e não só para "fazer número". Ele afirmou que se o PMDB insistir no reitor não terá seu apoio.

Menos – O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB), apesar de não ser pré-candidato a prefeito, foi o primeiro a criticar a intenção da cúpula municipal do partido em indicar o reitor. Ele vem afirmando que é importante ouvir o governador Roberto Requião na escolha, mas a opinião do chefe não é tudo. As bases precisam ser ouvidas. Padrinho de casamento de Beto Richa (PSDB), Moraes tem sido visto com freqüência participando de reuniões com o prefeito.

Afago – O levante da bancada deu resultado. O presidente do PMDB, Doático Santos, decidiu convidar Mauro Moraes para uma reunião amanhã com os membros do grupo de estudos que vai indicar o candidato do PMDB à prefeitura, nas eleições de outubro de 2008. "A decisão de convidar o deputado veio depois das reclamações públicas dele, de que gostaria de participar das articulações da sucessão em Curitiba", explicou Doático.

Alfinetada – O prefeito Beto Richa (PSDB) aproveitou ontem a abertura do semestre legislativo na Câmara de Curitiba para alfinetar o governador Roberto Requião (PMDB). "Infelizmente, a cooperação com o governo federal não se reproduz nas relações com o estado, que, por decisão unilateral e fundamentalmente política, resolveu cortar qualquer relacionamento com a prefeitura."

Desistência – A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Curitiba que investiga o motivo das invasões de terrenos na cidade desistiu de entrar com pedido de convocação judicial do presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos. A CPI vai concluir os trabalhos neste mês sem ouvir o principal acusado de promover as invasões. Ele foi convidado três vezes para comparecer na reunião da Comissão e nunca apareceu.

Contestação – A Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo, afirmou ontem que não entrou com recurso contra a decisão da 1.ª Vara da Fazenda Pública que obriga a prefeitura a fazer licitação das linhas, como a Gazeta informou. A Urbs, de acordo com a direção do órgão, entrou com recurso contra o pagamento das custas do processo.

***

"A Assembléia não é uma fábrica de projetos. Já temos um número excessivo de leis."

Nelson Justus (DEM), presidente da Assembléia Legislativa, sobre a movimentação dos deputados na reabertura dos trabalhos.

***

Pinga-Fogo

Procuradores-gerais de 26 capitais brasileiras estarão reunidos hoje e amanhã em Curitiba para participar da 29.ª edição do Fórum Nacional de Procuradores-Gerais das Capitais. Os participantes vão debater temas tributários, trabalhistas e previdenciários.

*** Os vereadores de Curitiba fizeram ontem um minuto de silêncio, antes da abertura dos trabalhos do segundo semestre da Câmara, em lembrança às vítimas do acidente aéreo ocorrido em São Paulo, no mês passado.

*** A primeira-dama de Curitiba, Fernanda Richa, estava na primeira fila do plenário da Câmara Municipal para ouvir o discurso do marido, Beto Richa, na abertura do segundo semestre legislativo.

*** Richa estará hoje em São Paulo, no Fórum Nacional de Prefeitos, para falar sobre a experiência de Curitiba no barateamento da tarifa do transporte coletivo.

*** Os prefeitos discutem formas de tentar reduzir a tarifa do transporte coletivo. Richa é vice-presidente regional do Fórum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]