• Carregando...

A candidatura de Eduardo Paes (PMDB) prefeitura da capital fluminense ganhou nesta sexta-feira (10) mais um aliado. Depois do apoio do PT, o partido da candidata Jandira Feghali (PCdoB), também decidiu apoiar Paes, do partido do atual governador, Sérgio Cabral.

O apoio ao candidato peemedebista pelo PCdoB está condicionado a um compromisso com o programa defendido por Jandira no primeiro turno das eleições. Dessa maneira, Paes se compromete com ações em 14 áreas, entre elas, saúde, educação, meio ambiente e cultura

No documento divulgado imprensa, o PCdoB justificou o apoio a Eduardo Paes criticando a candidatura do adversário, Fernando Gabeira (PV), que seria oposta aos interesses populares, representando um "conservadorismo governoso".

Representa a nova face do moralismo fundamentalista. A nova face do elitismo, de uma suposta ética que se limita a não tomar posição ou só fazê-lo em momentos de presença da mídia, diz a nota do PCdoB.

Isso significa continuidade, não significa mudança. Nesse momento, a gente faz uma opção por nosso campo político, de esquerda, na expectativa de mudanças reais na cidade, e não a continuidade da política do PSDB e do DEM, explicou Jandira Feghali.

O documento do PCdoB também criticou a gestão do atual prefeito, César Maia, que assim como seu partido, DEM, já declarou apoio a Gabeira.

O candidato Fernando Gabeira disse que não vai comentar a especulação sobre o cenário político para as próximas eleições majoritárias. Limitou-se a rebater o PCdoB, dizendo que espera o apoio do partido ao longo de sua possível gestão na prefeitura.

"O PCdoB bateu bastante no Eduardo Paes no primeiro turno e agora fechou com ele. Espero contar com o apoio do partido, mais tarde durante o trabalho", declarou.

Hoje, por outro lado, o P-SOL anunciou que não apoiará nenhum dos dois candidatos. Em nota, o partido de Chico Alencar, sétimo na colocação do primeiro turno, disse que reconhece como progressistas os eleitores de Gabeira, no entanto, critica o apoio do DEM.

"Reconhecemos que parte significativa dos que votaram no candidato Gabeira o fez a partir de um olhar progressista. A candidatura, entretanto, sustentada pelo PSDB e apoiada por César Maia [DEM], com quem o PV governou o Rio por doze anos, incorpora um projeto privatista e antipopular", afirmou Alencar, na nota.

Em relação ao candidato Eduardo Paes, o P-SOL disse que acredita que será a continuidade de uma política nociva, marcada por privatizações, pela retirada de direitos e pela criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]