• Carregando...
Osmar: à espera de uma ajudinha do céu, digo, de Lula. | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Osmar: à espera de uma ajudinha do céu, digo, de Lula.| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

A executiva nacional do PDT anunciou ontem o apoio informal à candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. O indicativo de apoio foi aprovado em consenso por 17 dos 23 membros da direção do partido presentes.

O posicionamento, no entanto, não é garantia de que os dois partidos estarão juntos também na disputa pelo governo do Paraná. Enquanto o PT paranaense vê no posicionamento um estímulo para o entendimento no âmbito estadual, o PDT local garante que a aliança em nível nacional não é auto­­mática no estados. Por en­­quanto, os pedetistas não descartam nem mesmo uma coalizão com o PSDB, principal opositor do governo Lula.

Apesar de a decisão ainda ter de ser ratificada pela convenção nacional do partido, em junho, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que o encontro será apenas um ato formal. "Todos terão de subir no palanque da Dilma, independentemente das alianças construídas nos estados", avisou.

Mas segundo o presidente estadual do PDT no Paraná, deputado estadual Augustinho Zucchi, o calendário local é diferente do nacional e não há como assegurar quais alianças serão formadas para a disputa ao governo estadual. "Temos definições aqui no Paraná que são bastante próprias. Vamos obedecer à conjuntura política do estado e não à nacional", afirmou.Zuchhi diz que recebeu liberdade total da direção nacional do partido em relação às eleições no Paraná – mesmo que isso signifique uma coligação com o PSDB. "As alianças no estado podem surpreender a muita gente, em sentido contrário ao que a realidade apresenta hoje." O que é certo, garante Zucchi, é que o partido não abrirá mão se ser cabeça-de-chapa para o Palácio Iguaçu, com a candidatura do senador Osmar Dias.

Já a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, comemorou o apoio informal da executiva nacional do PDT à candidatura da ministra Dilma. "O PDT tem sido um grande parceiro no governo Lula e essa é uma decisão muito importante e positiva", declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]