Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reforma política

PEC da redução dos ministérios seguirá rito normal na Câmara, diz Cunha

Governistas dizem que se não fossem as ligações de Cunha, alguns parlamentares teriam votado contra a PEC. O peemedebista nega

A base do governo aposta que a proposta não se sustentará no Congresso e vai esperar o encaminhamento da PEC para decidir se judicializará o projeto | Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados
A base do governo aposta que a proposta não se sustentará no Congresso e vai esperar o encaminhamento da PEC para decidir se judicializará o projeto (Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados)

Autor do projeto que limita em 20 o número de ministérios na Esplanada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta tarde de quarta-feira, 22, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) não atropelará o rito normal de tramitação dos projetos na Casa.

A admissibilidade da PEC foi aprovada nesta tarde pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguardará a criação de uma comissão especial para ser analisada. “Ali ela (comissão especial) vai ser criada no seu devido tempo”, declarou o peemedebista. A proposta passou na comissão em uma votação apertada: 34 votos a favor e 31 contra. Governistas dizem que se não fossem as ligações de Cunha, alguns parlamentares teriam votado contra a PEC. O peemedebista nega. “Estou tentando não interferir por ser o autor”, afirmou.

O governo acreditava que poderia barrar a proposta com o argumento da inconstitucionalidade da matéria e a possibilidade de a PEC ser derrubada facilmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A base do governo aposta que a proposta não se sustentará no Congresso e vai esperar o encaminhamento da PEC para decidir se judicializará o projeto. “Vai depender se ela prosperar ou não”, disse um governista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.