• Carregando...

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, estará em Curitiba hoje para uma reunião com a diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeitos de todas as regiões do estado. O encontro será às 9 horas, no Hotel Slavieiro. O presidente da AMP e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, vai pedir apoio do ministro para que o presidente Lula (PT) encaminhe ao Congresso Nacional – por meio de medida provisória – pedido de suplementação orçamentária para as prefeituras. O valor da compensação prometido pelo governo federal é de R$ 1 bilhão, mas ainda não foi integralmente repassado aos municípios. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no primeiro semestre de 2009, as prefeituras do Paraná receberam 13% a menos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do que no mesmo período de 2008.

Objetivos do Milênio

Outro ministro que virá para Curitiba nesta semana é o secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci. Ele estará na cidade amanhã, para participar do seminário de divulgação da terceira edição do Prêmio ODM Brasil. O intuito do prêmio é estimular prefeituras, empresas e organizações sociais a implementarem ações que contribuam para os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, definidos por 189 líderes mundiais em 2000. Entre eles estão a erradicação da pobreza e da fome, a redução da mortalidade infantil e o combate a doenças como a aids.

Retorno

A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos hoje, após recesso parlamentar de duas semanas. A pauta das primeiras sessões promete pouco, sem debates de temas importantes. O único projeto polêmico que aguarda discussão é o que proíbe fumar em ambientes fechados, públicos e privados, no Paraná, mas a proposta só deve ser votada no fim do mês.

Ipaguas

No reinício das votações, o governo estadual vai tentar desengavetar o projeto que pretende extinguir a antiga Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) e criar o Instituto das Águas do Paraná. A matéria recebeu emendas na segunda votação e retornou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O governo estadual, no entanto, ainda não deixou claro as vantagens dessa mudança. O que se fala, apenas, é que o novo instituto possibilitará um "melhor gerenciamento dos recursos hídricos."

Agiotagem

O ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi fraudou o sistema de pagamentos da Casa, burlando o limite de endividamento dos servidores, e implantou no Senado um esquema de agiotagem. A conclusão é da comissão de sindicância que investigou a máfia do crédito consignado. A empresa Contact Assessoria de Crédito (que tinha a ex-babá octogenária de Zoghbi como sócia-laranja) foi a maior beneficiária. O ex-diretor admitiu ter fraudado pelo menos 10% dos pedidos de crédito, a fim de ajudar servidores com problemas financeiros.

Decisão

Caiu nas mãos do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Celso Rotoli de Macedo, o mandado de segurança impetrado pelo Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Paraná (Sepex-PR) contra a lei dos estrangeirismos sancionada pelo governador Roberto Requião (PMDB). A nova lei obriga a tradução de anúncios, como sale, off e self service, já incorporadas ao linguajar dos brasileiros. Para profissionais do Direito, a norma infringiria o direito à liberdade de expressão, garantido pela Constituição Federal.

Juntos

O deputado federal André Vargas (PT-PR) diz que ouviu do governador Roberto Requião (PMDB) que a aliança entre o PMDB e o PT é "mais que desejada, é uma necessidade." A declaração foi feita ao petista durante solenidade de entrega de 71 ônibus do Programa de Transporte Escolar, na sexta-feira, em Siqueira Campos. O deputado disse a Requião que as chances de vitória da composição são "animadoras" tanto para eleger a ministra Dilma Rousseff presidente, como na sucessão de Requião.

Pinga-Fogo

"É uma visita cultural, há uma relação relevante entre Serra e os nordestinos. A Dilma [Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil] faz campanha explícita, com pretexto de inaugurar obra."

Do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), sobre a visita feita por José Serra a Exu, a 620 km do Recife. Serra alegou que é amigo dos nordestinos desde pequeno, quando ainda estudava no jardim da infância. Apenas 150 pessoas viram o governador paulista subir ao palco de um evento em homenagem ao músico Luiz Gonzaga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]