• Carregando...
Leon Grupenmacher, secretário de Segurança Pública do Paraná | Daniel Castellano /Gazeta do Povo
Leon Grupenmacher, secretário de Segurança Pública do Paraná| Foto: Daniel Castellano /Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"Uma de nossas funções é fiscalizar a prefeitura, mas estamos sendo impedidos de fazer isso, pois as solicitações não estão sendo respondidas no prazo."

Mauro Ignacio (PSB) vereador de Curitiba. Segundo o site da Câmara Municipal, o vereador reclamou da demora nas respostas da prefeitura aos pedidos de informações da Casa.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Leon Grupenmacher (foto), está sendo motivo de chacota dentro dos quartéis por um artigo publicado na última segunda-feira no site da pasta. No documento, ele fala sobre as discussões da LVI Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública realizada dias antes, em Fortaleza. A certa altura do texto, Grupenmacher escreve: "As pessoas confundem reordenamento com remoção nua e crua, eu suponho que haja formas e formas de se fazer, inclusive sem nenhum trauma para os envolvidos. Gostaria de ver projetos pioneiros, com soluções inéditas de moradias e com a adoção de tecnologias alternativas e baratas para um problema decisivo na vida dos brasileiros. Gostaria de ver uma participação privada, com aporte e manuseio de recursos que não passassem pela burocracia estatal". O trecho, no entanto, é idêntico a um parágrafo da página 182 do livro Todo dia é segunda-feira, escrito pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. A única diferença é que Beltrame redigiu "na vida dos cariocas" e "um engajamento privado". Grupenmacher alterou para "na vida dos brasileiros" e "uma participação privada".

Sem palanque 1

O governo do estado vai cancelar a licitação de R$ 198 mil para a construção de infraestrutura para a posse do governador Beto Richa (PSDB), em 1.° de janeiro. O blog Caixa Zero, do jornalista Rogerio Galindo, havia antecipado que a Casa Civil abriu licitação para montar o palanque no Centro Cívico.

Sem palanque 2

Segundo assessores do governador, ele decidiu que é preciso mostrar na cerimônia de posse a mesma austeridade que está pedindo com o pacote de medidas enviado à Assembleia Legislativa. Diz que fará a posse em um evento pequeno para poucos convidados.

CPI do Pedágio

Aprovado em junho, o relatório final da CPI da Pedágio da Assembleia Legislativa foi entregue apenas ontem ao presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB). Nos bastidores, os deputados da CPI estavam sendo cobrados pelos pares pela demora. Eles questionavam por quais motivos o documento não era entregue. O próximo passo será a votação em plenário do relatório.

Em campanha 1

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) desembarca hoje em Curitiba para compromissos de campanha para a presidência da Câmara dos Deputados. Ele deve chegar por volta das 16 horas no Aeroporto do Bacacheri. Às 17h, deve se encontrar com o governador Beto Richa (PSDB). Às 18h, o encontro é com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT).

Em campanha 2

Para finalizar os compromissos em Curitiba, Cunha vai se reunir com deputados estaduais do Paraná em um jantar com início previsto às 19 horas. Amanhã, Eduardo Cunha viaja para Florianópolis (SC) e em seguida para Porto Alegre (RS).

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Rogerio Galindo, Kelli Kadanus e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]