• Carregando...

O que foi afetado

Comando – No prédio de dez andares funcionava o comando e as coordenações do INSS. Foram afetados os seis andares superiores, onde operavam os setores de orçamento, finanças, logística, recursos humanos e Secretaria de Receita Previdenciária.

Autuação de empresa – Processos de autuações de empresas resultantes de ações de fiscalização foram destruídos. São processos em papel relativos a cobranças, como dívidas de empresas e entidades filantrópicas.

Provas materiais – Em muitos processos, estavam anexadas provas materiais, que também foram queimadas. Muitas informações podem ser irrecuperáveis. O INSS ainda avalia o que pode ser reconstituído, pois parcela das informações é informatizada ou há cópia em outros departamentos.

O que não foi afetado

Atendimento – Os serviços essenciais da Previdência não foram afetados. A partir de segunda-feira, os 23 milhões de aposentados e pensionistas começam a receber os benefícios normalmente.

Salários – A folha de salário dos funcionários do INSS também não foi afetada.

Arquivo do INSS – Os arquivos centrais, isto é, a memória do INSS não foi afetada. Essas informações estão guardadas nos grandes sistemas informatizados, com cópias em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Dívidas – As dívidas da Previdência em fase de cobrança judicial (dívida ativa) não foram atingidas.

Fraudes – As forças-tarefas da Previdência, responsáveis exclusivamente pela investigações de fraudes, não foram atingidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]